Imagens do feminino e do nacionalismo nas danças solo no Brasil: o bailado de Eros Volúsia e a performance de Luiz de Abreu

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ISSN: 1414.5731
Editor Chefe: Vera Regina Martins Collaço
Início Publicação: 01/08/1997
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes, Área de Estudo: Artes

Imagens do feminino e do nacionalismo nas danças solo no Brasil: o bailado de Eros Volúsia e a performance de Luiz de Abreu

Ano: 2013 | Volume: 2 | Número: 21
Autores: Sandra Meyer
Autor Correspondente: Sandra Meyer | [email protected]

Palavras-chave: Dança solo. Eros Volúsia. Luiz de Abreu. Nacionalismo. Feminismo.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O artigo discute a importância e o impacto das danças solos de Eros Volúsia chamando a atenção para a operação “antropofágica” que esta realizou em sua dança em relação às referências culturais estrangeiras e as nacionais. Além de analisar as danças solos de Volúsia e a construção de um “bailado nacional” a partir da mestiçagem de elementos da cultura européia, negra e indígena, com ecos de uma ideologia política nacionalista vigente neste período histórico do Brasil, o artigo estabelece relações entre a pioneira solista moderna e o trabalho solo “Samba do crioulo doido”, de Luiz de Abreu, um artista brasileiro da atualidade na dança contemporânea, em sua crítica ao tema tão caro a Volúsia: brasilidade e, por extensão, a imagem da mulher brasileira relacionada à sensualidade e malevolência.