Imagem-palavra: a iconicidade da escrita em "Relato de um certo oriente", de Milton Hatoum

Anuário De Literatura

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Pós-Graduação em Literatura - Centro de Comunicação e Expressão - Campus Universitário - Trindade - Florianópolis
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ISSN: 21757917
Editor Chefe: NULL
Início Publicação: 30/11/1993
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Letras

Imagem-palavra: a iconicidade da escrita em "Relato de um certo oriente", de Milton Hatoum

Ano: 2016 | Volume: 21 | Número: 1
Autores: Daiane Carneiro Pimentel
Autor Correspondente: Anuário de Literatura | [email protected]

Palavras-chave: iconicidade da escrita, alfabetocentrismo, milton hatoum

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Resumo Português:

O presente artigo propõe-se a demonstrar que o romance Relato de um Certo Oriente, de Milton Hatoum (1989), explicita a afinidade entre o ler e o ver, afinidade essa que remonta a origens icônicas da escrita. Apesar de não apresentar nenhuma imagem material em suas páginas nem explorar a dimensão gráfica das letras com que é composta, a obra em questão procura restabelecer os elos entre o verbal e o visual por meio da referência ao alfabeto árabe, à leitura da borra de café, às formas expressivas de Soraya Ângela e ao cometa escrito/desenhado por Dorner. Dessa maneira, o romance de Hatoum, ao abordar a iconicidade da escrita, não apenas sugere a semelhança entre os gestos dos artistas da palavra e dos artistas da imagem como também corrobora a crítica ao “alfabetocentrismo”, o qual, conforme Roland Barthes (2004), negligencia o aspecto criptográfico, ritualístico e simbólico que caracteriza a prática da escrita.