Identificação preliminar dos serviços ecossistêmicos de provisão prestados pelo manguezal no rio Tubarão e no rio Ceará-Mirim (RN - Brasil)

Revista de Geociências do Nordeste

Endereço:
Rua José Gregório - Penedo
Caicó / RN
59300000
Site: https://periodicos.ufrn.br/revistadoregne/index
Telefone: (84) 9603-8104
ISSN: 2447-3359
Editor Chefe: Marco Túlio Mendonça Diniz
Início Publicação: 30/06/2015
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Geociências, Área de Estudo: Geografia

Identificação preliminar dos serviços ecossistêmicos de provisão prestados pelo manguezal no rio Tubarão e no rio Ceará-Mirim (RN - Brasil)

Ano: 2018 | Volume: 4 | Número: Especial
Autores: D. R. C. Guedes, D. F. S. Costa, L. A. Cestaro
Autor Correspondente: D. R. C. Guedes | [email protected]

Palavras-chave: Manguezal, Serviços Ecossistêmicos, CICES

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O manguezal proporciona uma série de Serviços Ecossistêmicos (SE) necessários para a manutenção das comunidades humanas que habitam o seu entorno. Esta pesquisa foi realizada em duas áreas de estudo, com enfoque no ecossistema de manguezal em estuários que apresentam condições físicas diferentes, com o objetivo identificar os possíveis serviços ecossistêmicos de provisão prestados pelo ambiente de manguezal no Rio Tubarão, localizado no litoral setentrional do Rio Grande Norte e no manguezal do rio Ceará-Mirim, situado no litoral oriental potiguar. Para a identificação dos SE, foi utilizada a classificação CICES (Common International Standard for Ecosystem Services). Verificou-se que o manguezal desempenha um papel importante para as comunidades locais, que se beneficiam de forma direta e indireta dos bens e serviços prestados.