Identidades de gênero e filmes infantis: um panorama sobre as novas perspectivas da construção das identidades de gênero em crianças

Caderno Espaço Feminino

Endereço:
Av. João Naves de Ávila, 2121 – Bloco A, Sala 1ª Santa Mônica
Uberlândia / MG
0
Site: http://www.neguem.inhis.ufu.br
Telefone: (34) 3239-4293
ISSN: 19813082
Editor Chefe: Vera Lúcia Puga
Início Publicação: 30/06/1994
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: História

Identidades de gênero e filmes infantis: um panorama sobre as novas perspectivas da construção das identidades de gênero em crianças

Ano: 2009 | Volume: 22 | Número: 2
Autores: Heitor Tavares Zanoni, Eliane Schmaltz Ferreira
Autor Correspondente: Heitor Tavares Zanoni | [email protected]

Palavras-chave: identidade de gênero, educação, filmes infantis, educação infantil

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O propósito deste trabalho é compreender as
formas como os filmes infantis contribuem para a formação
da identidade de gênero em crianças e buscar entender
o motivo da abordagem de novas configurações de gênero
pelos filmes infantis recentes, que adotam personagens com
identidades de gênero alternativas (homossexuais,
bissexuais, transexuais, travestis, etc.). Para isso, foi feita
uma pesquisa bibliográfica e a análise de dois filmes infantis
clássicos e dois recentes (para a posterior comparação
entre os mesmos). Os autores utilizados na pesquisa foram
Teresa de Lauretis, Maria Celeste Mira, Ralph Linton e
Daniel welzer-lang, recuperando desses autores o conceito
de gênero utilizado no trabalho, as formas de construção
da identidade de gênero, tanto em homens como em mulheres, e a influência da cultura na personalidade dos indivíduos.
Os filmes infantis analisados foram: Cinderella e A
Bela Adormecida, como clássicos, e Shrek e Deu a louca na
Chapeuzinho, como recentes. As conclusões às quais é possível
chegar, através da análise dos filmes com base no
referencial teórico pesquisado são: é inegável a influência
dos filmes infantis na construção da identidade de gênero
nas crianças, uma vez que os personagens são envolventes
e se tornam exemplos a serem seguidos pelas crianças; que
as novas configurações de gênero adotadas pelos filmes
infantis mais recentes podem influenciar positivamente as
crianças adaptando-as a essa realidade das identidades de
gênero alternativas percebidas na sociedade contemporânea,
e que os motivos que levaram os produtores de filmes
infantis a adotarem essas novas configurações de gênero
são inúmeros, considerando que esses profissionais são tanto
vítimas quanto produtores de cultura.



Resumo Inglês:

The aim of this work is to understand how the
infantile films contribute for the formation of the identity
of sort in children and (to search) to understand the reason
of the boarding of new configurations of sort for the recent
infantile films, that adopt characters with alternative
identities such as homosexuals, bissexuais, transexuais, travestis,
etc. For this, a bibliographical research was made
and an analysis of two classic infantile films and two recent
ones (for the later comparison between the same ones).
The authors used in the research were Teresa de Lauretis,
Celestial Maria Aiming, Ralph Linton and Daniel welzerlang,
taking back of these authors the concept (of sort) used
in the work, the forms of construction of the identity, as
both in men as in women, and the influence of the culture
in the personality of the characters. The analyzed infantile
films were: Cinderella and Sleeping Beauty, as the classic
ones, and Shrek and Hoodwinked, as the recent ones. The
conclusions we made in the work were: the influence of
the infantile films in the construction of the identity of sort
in the children is undeniable, once that the characthers are
so catchy and become examples to be followed for the
children; that the new configurations of sort adopted by
the more recent infantile movies can influence the children
positively adaptading them to this reality of the alternative identities of sort noticed in the contemporary society, and
the reasons that had taken the producers of infantile films
to adopt these new sort configurations are incontable,
considering that these professionals are at the same time
producers and victims of this culture of now a days.