A HISTORIOGRAFIA DO CINEMA BRASILEIRO: PERSPECTIVAS PARA UMA ABORDAGEM TEÓRICOMETODOLÓGICA

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ISSN: 1807-6971
Editor Chefe: Rosangela Patriota Ramos
Início Publicação: 10/10/2004
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Ciências Humanas

A HISTORIOGRAFIA DO CINEMA BRASILEIRO: PERSPECTIVAS PARA UMA ABORDAGEM TEÓRICOMETODOLÓGICA

Ano: 2016 | Volume: 13 | Número: 1
Autores: Julierme Morais
Autor Correspondente: Julierme Morais | [email protected]

Palavras-chave: História da historiografia – Historiografia brasileira – cinema

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Nesse artigo nos propomos a uma análise crítica e propositiva da historiografia do cinema brasileiro através do mapeamento de seus principais autores, temas, conceitos, recortes históricos e preocupações explanatórias. Fazemos isso com o intuito de sugerir aos pesquisadores algumas orientações no sentido da abordagem teórico-metodológica. Para esse fim, o artigo está dividido em três partes. Na primeira, consideramos a historiografia da Sétima Arte nacional destacando a contribuição de vários pesquisadores. Na segunda, refletimos acerca da mudança de perspectiva dos estudos históricos da década de 1970, considerando como as pesquisas sobre o cinema brasileiro se adaptaram em relação a essa mudança. Finalmente, destacamos algumas perspectivas teóricas e metodológicas que enfatizam o diálogo com a Teoria da História e com a História da Historiografia.



Resumo Inglês:

In this paper we undertake a critical analysis and purposeful the Brazilian Cinema Historiography through the mapping of its main authors, themes, concepts, historical timeframe and explanatory worries. We do it in order to suggest to researchers on cinema some guideline on the theoretical and methodology approaches. For this purpose, this paper is divided in three parts. At first, we take into account the historiography of national Seventh Art stressing the contributions of several researchers. Secondly, we reflect upon the changing perspective in the history studies after 1970 considering how the researches on Brazilian cinema adapted themselves toward this change. Finally, we highlight some theoretical and methodological perspectives on the historiography of Brazilian cinema that emphasize the dialog with Theory of History and History of Historiography.