Histórias recontadas: análise da imagem de moda com afrodescendentes

DAPesquisa

Endereço:
Avenida Madre Benvenuta, 2007 - Centro de Artes - Santa Mônica
Florianópolis / SC
88035001
Site: http://www.revistas.udesc.br/index.php/dapesquisa
Telefone: (48) 3664-8308
ISSN: 1808-3129
Editor Chefe: Monique Vandresen
Início Publicação: 01/01/2006
Periodicidade: Diário
Área de Estudo: Artes

Histórias recontadas: análise da imagem de moda com afrodescendentes

Ano: 2021 | Volume: 16 | Número: Não se aplica
Autores: B. S. Furtado; A. de F. V. Bastos
Autor Correspondente: B. S. Furtado | [email protected]

Palavras-chave: moda, editores de moda, consultores de imagem, Kamara Ibrahim,

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Com as manifestações antirraciais e o interesse sobre essa ação coletiva, a moda por meio do styling representa um instrumento de expressão e reflexão social. O objetivo do estudo é analisar os stylings de Ibrahim Kamara sob a perspectiva do afrofuturismo. Sabe-se que os stylings são criados para comunicar a moda e Kamara reconhece o corpo com um caráter biopolítico, corpo-história, cria narrativas com o protagonismo do afrodescendente em cenários periféricos. A seção referente ao Método aborda sobre a metodologia visual de Gillian Rose (2016), inicia pelo styling na perspectiva da fotografia de moda até chegar ao estudo de caso dos stylings de Kamara; e Afrodescendentes em editoriais de moda. Analisa-se que Kamara problematiza as referências visuais para romper esteticamente com o poderio centralizador, normalizador e tradicional propagado por olhares europeizados, estadunidenses, brancos e trafega por reflexões sobre o futuro da sociedade. Contudo, a moda exprime visualmente esses comportamentos de resistência e o styling é uma das práticas que contribui para uma construção imagética de cunho social



Resumo Inglês:

With antiracial manifestations and the interest in this collective action, fashion through styling represents and instrument of expression and social reflection. This study aims to analyze the stylings of Ibrahim Kamara from the perspective of afrofuturism. The approach is necessary because it is known that stylings are created to communicate and Kamara recognizes the body with a biopolitical character, body-history, creates narratives with the protagonist of Afro-descendants in peripheral scenarios. Method addresses Gillian Rose´s visual methodology (c2016), starts with styling from the perspective of fashion photography until the case study of Kamara´s stylings arrives; and afro-descendants in fashion editorials. It is analyzed that Kamara problematizes the visual references to break aesthetically with the centralizing, normalizing and traditional power propagated by Europeanized, Americans, white and traffic views through reflections on the future of society. However, fashion visually expresses these resistance behaviors and the styling is one of the practices that contributes to an image construction of a social nature.