História de uma crise: a crítica de cinema na esfera pública virtual

Contemporanea

Endereço:
Departamento de Sociologia - UFSCar - Rod. Washington Luís, Km 235 - Cx. Postal 675
São Carlos / SP
13565-905
Site: http://www.contemporanea.ufscar.br
Telefone: 16-3306-6515
ISSN: 23161329
Editor Chefe: Jorge Leite Júnior
Início Publicação: 31/12/2010
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Sociologia

História de uma crise: a crítica de cinema na esfera pública virtual

Ano: 2009 | Volume: 7 | Número: 2
Autores: CARREIRO, Rodrigo
Autor Correspondente: CARREIRO, Rodrigo | [email protected]

Palavras-chave: Internet, Crítica, Cinema

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Graças às condições de produção e circulação de conteúdo informativo,
proporcionadas pela evolução tecnológica da Internet, a versão virtual e cibernética
do conceito de esfera pública começa a ganhar contornos mais concretos. Este
artigo pretende analisar este fenômeno, tomando como objeto de estudo a crítica
de cinema contemporânea levada a cabo em websites, blogs e revistas eletrônicas
hospedadas na Internet. Parte-se da hipótese de que a crítica atual passa por um
processo de transição, com cada vez menos espaço na mídia clássica (jornais,
revistas, emissoras de rádio e televisão) e mais movimentação no ciberespaço,
esfera onde está apta a resgatar parte de sua função social de resistência cultural.
Esta alteração de território possui, porém, um aspecto negativo, que é a
padronização dos discursos gerados pelos críticos, em parte graças à circulação
veloz e ilimitada de conteúdo gerada pela Web.



Resumo Inglês:

Because of the conditions of production and circulation of information, brought by
technological evolution of the Internet, the virtual version of the concept of public
sphere starts to evolve in concrete ways. This essay pretends to analyze this
phenomenon, taking as object contemporary movie criticism which has found its
way into blogs, websites and on-line magazines. The starting point observes that
contemporary criticism passes by a process of adjustment, with less space in
classical media (newspapers, magazines, radios and TB stations) and more room in
cyberspace, where it can bring back part of the original social function, which is
cultural resistance. This changing of territory also brings up a negative aspect,
which is the homogeneity of the critical discourses, partly because of the free and
fast circulation of information published on the Web.