A HISTÓRIA DA QUIROPRAXIA NO BRASIL

Revista Brasileira de Quiropraxia - Brazilian Journal of Chiropractic

Endereço:
Rua Columbus 82-A - Vila Leopoldina - São Paulo
São Paulo / SP
5304010
Site: http://www.quiropraxia.org.br
Telefone: (11) 3641 7819
ISSN: 2179 7676
Editor Chefe: Djalma José Fagundes
Início Publicação: 31/05/2010
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Saúde coletiva

A HISTÓRIA DA QUIROPRAXIA NO BRASIL

Ano: 2011 | Volume: 2 | Número: 2
Autores: Evergisto Souto Maior Lopes, Bsch, DC(a)
Autor Correspondente: Evergisto Souto Maior Lopes | [email protected]

Palavras-chave: Quiropraxia, história

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

A Organização Mundial da Saúde - OMS define a Quiropraxia como uma profissão independente, de formação universitária, organizada internacionalmente desde 1895, presente em mais de 90 países, com sua própria história, processos educacionais e organização profissional distinta, como a medicina, enfermagem, odontologia, entre outras. Ela é reconhecida como profissão independente em todos os países em que está estabelecida e em países de primeiro mundo está inserida no sistema de saúde com incentivos do governo devido à satisfação dos pacientes e a relação custo/benefício para os cofres públicos. A estrutura organizacional da profissão está mundialmente sob a égide da Federação Mundial de Quiropraxia (WFC — World Federation of Chiropractic) filiada oficialmente à OMS e agrega as Associações Nacionais de Quiropraxia de cerca de 90 países. No Brasil é representada pela Associação Brasileira de Quiropraxia – ABQ, que é membro da WFC, e representa oficialmente a Quiropraxia e os profissionais brasileiros internacionalmente desde 1992.
Na pesquisa sobre os fundamentos e o processo histórico da Quiropraxia no Brasil documenta-se que no início do século XX aqui chegaram alguns Quiropraxistas americanos disseminando algumas técnicas. Os aprendizes das mesmas foram chamados de “quiropráticos”. Entre os inúmeros marcadores cronológicos desde o surgimento da Quiropraxia até a colação de grau da primeira turma, na Universidade Anhembi Morumbi e FEEVALE em 2004, descreve-se a seguir alguns dados para efeito histórico.
Em 1922 o Brasil recebe o primeiro Quiropraxista, o americano Willian F. Fipps. Em 1952 outro americano, Henry Wilson Young, aprende técnicas de Quiropraxia, nos Estados Unidos da América, com seu irmão, o Quiropraxista Harold Young e dá andamento em território nacional à prática, promovendo cursos não oficiais e atendimento à população. Segundo registros da Christian Chiropractors Association, alguns quiropraxistas missionários participaram de projetos especiais, no Brasil, na década de 70, nas cidades de Belém e Vianópolis. O primeiro brasileiro a se graduar foi o gaúcho Marino Schuler, em 1975, pelo Cleveland College of Chiropractic – KC. 1-6 .
Em 1982 após o falecimento de H.W. Young, seu ex- aluno o Sr. Manoel Matheus de Souza, recebe sua biblioteca e demais apontamentos e dá continuidade à disseminação da Quiropraxia fundando em São Paulo o IBRAQUI – Instituto Brasileiro de Quiropraxia e começa a ministrar cursos livres de Quiropraxia dentro de um modelo que ele mesmo desenvolveu e o denomina como “Quiropraxia pelo Método Matheus de Souza”2,3 .
Em 06 de novembro de 1992 é fundada em São Paulo a Associação Brasileira de Quiropraxia (ABQ), responsável pela representação da Quiropraxia brasileira dentro e fora do País e logo em seguida conquista seu credenciamento junto a Federação Mundial de Quiropraxia (WFC), co-representatividade na Organização Mundial da Saúde. Em julho de 1997, foi assinado o acordo entre as instituições, Palmer College of Chiropractic e o Centro Universitário FEEVALE para oficialização do convênio que possibilitaria a implantação do programa de graduação em Quiropraxia no Brasil. Em 03 de março de 1998 ocorre a aula inaugural do primeiro curso oficial de pós-graduação lato senso de Quiropraxia na FEEVALE como parte do processo para estruturação do curso de Graduação em Quiropraxia no Brasil1,7.
No ano de 2000 o Centro Universitário FEEVALE e a Universidade Anhembi Morumbi oferecem o curso de graduação em Quiropraxia seguindo as diretrizes da WFC, obedecendo o padrão internacional de educação em Quiropraxia, em parceria com outras Universidades internacionais de formação em Quiropraxia. Em março de 2001, foram introduzido no Congresso Nacional Brasileiro, no plenário da Câmara dos Deputados, em Brasília, os trâmites para a regulamentação da profissão de Quiropraxista, o Projeto de Lei 4199/2001 de autoria do Deputado Federal Alberto Fraga, que no momento encontra-se pronto para a pauta do plenário da Câmara dos Deputados1,7-9. No final de 2004 ocorreu a colação de grau da primeira turma de bacharéis em Quiropraxia em ambos os estabelecimentos de ensino, fruto do primeiro programa de formação de Quiropraxistas na América Latina10.
Após uma década da introdução dos cursos de formação de Quiropraxistas, as duas universidades já lançaram no cenário brasileiro cerca de quinhentos e cinquenta Quiropraxistas. Pode-se perceber o desdobramento desse novo paradigma na realidade dos sistemas de saúde brasileiros com a participação de Quiropraxistas brasileiros no Comitê Olímpico Internacional, em projetos junto ao Sistema Único de Saúde (SUS) e Programa de Saúde da Família (PSF ) por meio dos estágios práticos supervisionados como parte da formação acadêmica em Quiropraxia, participação de Quiropraxistas nos programas de clínica da dor em hospitais e clubes de desenvolvimento de atletas profissionais, entre outros. Contudo, compreende-se que no Brasil a Quiropraxia vive, hoje, um momento de extrema importância em sua estruturação, por estar formando profissionais em nível universitário desde o ano de 2004, e também por ser um novo paradigma no cenário da saúde brasileira, tanto em caráter social, como político e econômico. São duas universidades brasileiras que oferecem o bacharelado em Quiropraxia nos moldes estabelecidos pelos órgãos internacionais, que preconizam e fiscalizam a educação em Quiropraxia mundialmente, e que estão aprovadas e reconhecidas pelo Ministério da Educação e Cultura do País.

Para acessar o texto completo acesse: http://www.quiropraxia.org.br/portal/index.php?option=com_content&view=a...
REFERÊNCIAS
1. Chapman-S, A. Quiropraxia uma profissão na área da saúde. São Paulo: Anhembi Morumbi, 2001.
2. Souza, M. M. A História da Quiropraxia no Brasil. 27 ago. 2004. Registro para monografia de conclusão de curso. Entrevista concedida a Evergisto Souto Maior Lopes, via meio eletrônico.
3. McNABB, B. The Archives and Journal of the Association for the History of Chiropractic: The First Chiropractic Colleges. Brasil, v. 24, n. 1. 2004.
4. Castro, E. A, História da Quiropraxia no Brasil. 29/09/2004. Registro para monografia de conclusão de curso. Entrevista concedida a Evergisto S. M. Lopes, via meio eletrônico e postal.
5. Dolenc, D. Y. A História da Quiropraxia no Brasil. 14 e 23 out. 2004. Registro para monografia de conclusão de curso. Entrevista concedida a Evergisto Souto Maior Lopes, via meio eletrônico e postal.
6. Braghini C.JR, A Quiropatia no Brasil. Quirobrasil. São Paulo, n.00, p. 14 – 15, set. 2000.
7. Schuler, M. A História da Quiropraxia no Brasil. 28 set. 2004. Registro para monografia de conclusão de curso. Entrevista concedida a Evergisto Souto Maior Lopes, via postal.
8. Borges, S. M. O. A História da Quiropraxia no Brasil. 15 out. 2004. Registro para monografia de conclusão de curso. Entrevista concedida a Evergisto Souto Maior Lopes, via meio eletrônico e postal.
9. Fraga, A. Projeto de Lei 4199/2001. Brasília, Câmara dos Deputados, s.d. Disponível em:<http:// www.camara.gov.br/sileg/integras/109.htm>. Acesso em: 19 out. 2004.
10. Bracher, E. S. B. A História da Quiropraxia no Brasil. 15 out. 2004. Registro para monografia de conclusão de curso. Entrevista concedida a Evergisto Souto Maior Lopes, via meio eletrônico.