HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO E FOTOGRAFIA: possíveis leituras do universo profissional feminino (São Paulo, primeira metade do século XX)

Linhas

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ISSN: 19847238
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Início Publicação: 31/05/2000
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Educação

HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO E FOTOGRAFIA: possíveis leituras do universo profissional feminino (São Paulo, primeira metade do século XX)

Ano: 2011 | Volume: 12 | Número: 1
Autores: Danielle Gross de Freitas
Autor Correspondente: Danielle Gross de Freitas | [email protected]

Palavras-chave: Educação profissional, Educação e gênero, Fotografia e História da Educação.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Considerando a riqueza e a importância do trabalho com as imagens, especialmente com a fotografia, bem como sua possibilidade de utilização enquanto fonte histórica, com suas peculiaridades e devidos procedimentos de uso, proponho neste trabalho uma interpretação acerca de alguns aspectos referentes ao universo feminino utilizando essa natureza de documento. Foram escolhidas cinco imagens do Álbum Fotográfico Escolas Profissionais Públicas do Estado de São Paulo: uma história em imagens, organizado pelo Centro de Memória da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo em cooperação com o Centro Paula Souza, o qual reúne em seu catálogo fotografias de oito escolas técnicas do estado de São Paulo. A seleção destacada visa aprofundar a temática da educação das mulheres profissionalizadas e as relações por elas estabelecidas em suas instituições de formação. Pelo viés da educação profissional, no início do período republicano, as mulheres de classes sociais menos favorecidas encontravam a possibilidade de estender seu ofício para além das extensões do lar, adentrando gradualmente ao mundo do trabalho, dedicando-se às prendas manuais e à economia doméstica. Nesse sentido, as imagens escolhidas retratam particularidades de Escolas Profissionais Femininas Paulistas da primeira metade do século XX, permitindo aprofundamento referente aos significantes socioculturais evidenciados pelo ato fotográfico e questões atinentes ao tempo e espaço de produção e recepção das imagens em destaque. Assim, entende-se a fotografia como um produto cultural, resultado de significações precedentes do contato com a sociedade que a produziu, assim como de contextos de recepções diversos, cujos expectadores investem na tentativa de reinseri-la na sua temporalidade e sucessividade. A pretensão, portanto, é ir além do observável, atribuir significado às representações das mulheres que freqüentavam os institutos profissionais e suas ações, como uma possibilidade de conferir ao símbolo imagético um teor de questionabilidade. Desse modo, foi possível perceber a importância dessa modalidade de ensino enquanto componente primordial do sistema educacional brasileiro do início do século, uma vez que objetivava a preparação para o trabalho, premissa em evidência no período republicano.