Hibridação Cultural: sonoridades migrantes na América Latina

O Público E O Privado

Endereço:
Av. Paranjana, 1700, Itaperi
/ CE
60000-000
Site: http://www.seer.uece.br/?journal=opublicoeoprivado
Telefone: (85) 3101-9887
ISSN: 15195481
Editor Chefe: Alexandre Almeida Barbalho
Início Publicação: 31/10/2003
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Sociologia

Hibridação Cultural: sonoridades migrantes na América Latina

Ano: 2011 | Volume: 9 | Número: 17
Autores: José da Silva Ribeiro
Autor Correspondente: José da Silva Ribeiro | [email protected]

Palavras-chave: hibridação, hibridismo, mestiçagem, crioulização, sonoridades migrantes.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Embora sejam muitos os objetos possíveis do processo de hibridação
cultural ou mestiçagem, ou “crioulização”. Elegi, para este trabalho, como
objeto da hibridação cultural as sonoridades migrantes. Para a reflexão
proposta tentarei definir os conceitos que giram em torno do encontro entre
culturas, os objetos de hibridação e situações, contextos e locais em que esta
acontece. Talvez devesse utilizar preferencialmente o conceito de mestiçagem
em vez de hibridação ou hibridismo. Estou de acordo com os autores que
consideram que a dimensão temporal é o que distingue a mestiçagem de
outras formas de união, como o hibridismo, o misto, a mistura, que podem
ser apreendidos estaticamente. A mestiçagem é mais sonora que visual, mais
musical que pictórica, mais narrativa que descritiva. Parece-me pois necessária
uma revisão dos termos e conceitos e a reflexão teórica e sua aplicação no
objeto e situações abordadas nesta comunicação.