Heterotopias teatrais e a concepção de energia – Suzuki e a cena contemporânea japonesa

Urdimento

Endereço:
Avenida Madre Benvenuta - 1907 - Santa Mônica
Florianópolis / SC
88035-901
Site: http://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/index
Telefone: (48) 3664-8353
ISSN: 1414.5731
Editor Chefe: Vera Regina Martins Collaço
Início Publicação: 01/08/1997
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes, Área de Estudo: Artes

Heterotopias teatrais e a concepção de energia – Suzuki e a cena contemporânea japonesa

Ano: 2021 | Volume: 3 | Número: 42
Autores: Fernanda Raquel, Christine Greiner
Autor Correspondente: Fernanda Raquel | [email protected]

Palavras-chave: Teatro japonês, Tadashi Suzuki, Heterotopias, Energia, Cena contemporânea

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Quando foi criada a SITI Company (1992) por Anne Bogart e Tadashi Suzuki, tornou-se comum falar no método Suzuki-Viewpoints. Porém, alguns artistas mais jovens desconhecem a produção destes grandes pesquisadores, antes da parceria. O objetivo deste artigo é apresentar algumas características dos primórdios do que foi considerado o treinamento Suzuki em 1965, quando criou o Waseda Shogekijo (Pequeno Teatro de Waseda), até a chegada de sua companhia em Toga. A proposta não é reconstituir a sua biografia, mas investigar o que segue em movimento do pensamento/ação de Suzuki, como a invenção de heterotopias teatrais que afetam, de modos diferentes, a cena contemporânea japonesa, e a sua noção singular de energia como tecnologia de comunicação.



Resumo Inglês:

Once the SITI company was created (1992) by Anne Bogart and Tadashi Suzuki, it became usual to talk about the Suzuki-Viewpoints method. However, some younger artists are unaware of the production of those researches, prior to the partnership. The purpose of this article is to present some characteristics of the early days of what was considered the Suzuki method in 1965, when he created the Waseda Shogekijo (Small Waseda Theatre), until the arrival of his company in Toga. The proposal is not to reconstruct his biography, but to investigate what follows in movement in Suzuki's thought/action, such as the invention of theatrical heterotopias that affect, in different ways, the contemporary Japanese scene, and his singular notion of energy as technology of communication.