A hermenêutica da facticidade no jovem Heidegger1

Natureza Humana Revista Internacional de Filosofia e Psicanálise

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ISSN: 2175-2834
Editor Chefe: Zeljko Loparic
Início Publicação: 31/05/2015
Periodicidade: Anual
Área de Estudo: Filosofia

A hermenêutica da facticidade no jovem Heidegger1

Ano: 2014 | Volume: 16 | Número: 2
Autores: Alexandre Rubenich
Autor Correspondente: A. Rubenich | [email protected]

Palavras-chave: Heidegger; hermenêutica; facticidade

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Na preleção de verão de 1923, intitulada “Ontologia: hermenêutica da facticidade”,
Martin Heidegger estabelece seu programa filosófico em termos de uma investigação
fundamental, nomeada por ele como hermenêutica fenomenológica da facticidade. De acordo
com esta, a interpretação da vida fática não se realiza sem que se tome o ser e o falar como
fenômenos privilegiados, ou seja, sem que se recupere o vínculo essencial em que nós, seres
humanos existentes, já nos descobrimos sendo no mundo como seres capazes de fala. Tendo em
vista que é a partir do constructo ser-no-mundo que o filósofo alemão consegue dar um passo
atrás no esquema sujeito-objeto, não é por acaso então que ele busca encontrar, desde muito cedo,
modos de dizer o ser que não mais o entifiquem, com o intuito de pensá-lo para além do registro
da referência e, portanto, da objetivação. É com base nessa situação que se torna premente que
sua análise tenha início a partir do horizonte do ente privilegiado, uma vez que é para este que o
sentido do ser se torna um problema. Assim, este artigo parte da hipótese de que a hermenêutica
da facticidade se constitui por conta da tentativa de Heidegger de ater-se ao problema do ser que
compreende ser, tendo como premissa uma ampla problematização em torno da significação da
palavra vida.



Resumo Inglês:

In the summer lecture of 1923, entitled Ontology: The Hermeneutics of Facticity,
Martin Heidegger established his philosophical program in terms of a fundamental research,
named by him as phenomenological hermeneutics of facticity. According to this, the interpretation
of the factical life is not achieved without taking the being and the speaking as privileged
phenomena, i.e., without recovering the essential bond in which we, existent human beings, have
already discovered ourselves being in the world as being capable of speaking. Given the fact that
it is from the construct being-in-the-world that the German philosopher is able to step back on subject-object scheme, it is not by accident that he tries to find, since the beginning, ways of
expressing being that no longer turn it into an entity, with the intention of thinking it beyond the
scheme and, therefore, any objectualization registry. It is based on this situation that it is pressing
that his analysis starts from the horizon of a privileged entity, since it is for this the sense of being
becomes a problem. In fact, this paper starts from the hypothesis that hermeneutics of facticity is
constituted due to Heidegger’s attempt on holding to the problem of being that understands being,
with the premise of a wide problematization regarding the significance of the word life.