HABERMAS, RATZINGER E OS PROVEITOS DO DIÁLOGO ENTRE FILOSOFIA E RELIGIÃO

Revista Brasileira de Filosofia da Religião

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ISSN: 2358-8284
Editor Chefe: CECILIA CINTRA CAVALEIRO DE MACEDO
Início Publicação: 19/09/2014
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Ciências Humanas

HABERMAS, RATZINGER E OS PROVEITOS DO DIÁLOGO ENTRE FILOSOFIA E RELIGIÃO

Ano: 2018 | Volume: 5 | Número: 1
Autores: ÍRIO VIEIRA COUTINHO ABREU GOMES
Autor Correspondente: GOMES, ÍRIO V. C. A. | [email protected]

Palavras-chave: filosofia, religião, diálogo, habermas, ratzinger

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Esse texto trabalha na defesa da reaproximação dialógica entre fé e razão. O texto foi construído considerando o recíproco efeito entre duas tensões: naturalismo x religião e cidadãos seculares x cidadãos religiosos.  A primeira disputa é puramente teórica e aborda o estreitamento da racionalidade conduzido pelo naturalismo e a perda de motivação racional para se pensar a moral. A segunda versa sobre as relações sócio-políticas entre crentes e não crentes numa sociedade pós-secular. O ponto de encontro dessas rivalidades está num círculo vicioso onde as disputas se retroalimentam mutuamente e ambos os lados terminam com perdas irreparáveis. Com Habermas e Ratzinger buscamos superar essas tensões através da ideia de aprendizado mútuo entre as diferenças mostrando que a retomada, em nova perspectiva, da antiga e produtiva relação entre religião e filosofia, é a única chance de superação dos confrontos normatizada por uma circularidade virtuosa entre fé e razão.



Resumo Inglês:

This text works in the defense of the dialogical rapprochement between faith and reason. The text was constructed considering the reciprocal effect between two tensions: naturalism x religion and secular citizens x religious citizens. The first dispute is purely theoretical and addresses the narrowing of rationality led by naturalism and the loss of rational motivation to think morality. The second one concerns the socio-political relations between believers and non-believers in a post secular society. The meeting point of these rivalries is in a vicious circle where disputes feed each other and both sides end up with irreparable losses. Supported by Habermas and Ratzinger we seek to overcome these tensions through the idea of mutual learning between differences, showing in a new perspective that the recovery of the ancient and productive relationship between religion and philosophy is the only chance to overcome the confrontations standardized by a virtuous circularity between faith and reason.