A Hélice Quádrupla e sua relação com a visão de futuro dos Parques Científicos e Tecnológicos consolidados no Brasil
RASI - Revista de Administração Sociedade e Inovação
A Hélice Quádrupla e sua relação com a visão de futuro dos Parques Científicos e Tecnológicos consolidados no Brasil
Autor Correspondente: Andréa Aparecida da Costa Mineiro | [email protected]
Palavras-chave: Hélice Quádrupla, Parques Científicos Tecnológicos, Visão de Futuro dos PCTs.
Resumos Cadastrados
Resumo Português:
Objetivo: Entender como a sociedade, enquanto representante da HQ, atua em Parques Científicos e Tecnológicos (PCTs) consolidados a partir da percepção de seus gestores. Para tanto, foi adotado o estudo de casos múltiplos em três PCTs brasileiros consolidados.
Metodologia: Foi adotado o estudo de casos múltiplos em três PCTs brasileiros consolidados. Os dados foram coletados por meio de notas de campo, documentos e entrevistas, triangulados e submetidos a análise de conteúdo.
Resultados: Entre os resultados destacam-se as associações, profissionais liberais e coletivos como representantes da sociedade, que foi percebida de forma beneficiária e ativa, o que varia de acordo com o PCT estudado, e há fortes relações da sociedade com as concepções futuras dos PCTs.
Implicações práticas e sociais: Os PCTs tem evoluído sua função para além de um espaço de geração de emprego e renda, o futuro dos PCTs tem sido abordado como um espaço difuso na cidade e que atua extramuros, impactando diretamente a sociedade. Essa conexão com a sociedade remonta ao modelo de Hélice Quádrupla (HQ), que apresenta carências teóricas em sua representação e operacionalização, principalmente em ambientes de inovação.
Originalidade: Esse artigo contribui por elucidar as representações da sociedade e sua caracterização, trazendo a diferenciação em ambientes periféricos, além de contribuir na descrição das formas de conexão da sociedade e no apontamento de diferentes caminhos que são perseguidos para aumentar a aproximação dos PCTs à sociedade.