HÁPTICA EM JOGOS: o retorno tátil no estímulo da emoção

DAPesquisa

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ISSN: 1808-3129
Editor Chefe: Monique Vandresen
Início Publicação: 01/01/2006
Periodicidade: Diário
Área de Estudo: Artes

HÁPTICA EM JOGOS: o retorno tátil no estímulo da emoção

Ano: 2016 | Volume: 11 | Número: 15
Autores: Guilherme Philippe Garcia Ferreira
Autor Correspondente: Guilherme Philippe Garcia Ferreira | [email protected]

Palavras-chave: háptica, emoção, jogos

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O toque e a percepção cinestésica1 compõem uma grande parte das atividades dos jogos no mundo real. Seja empurrando, chutando, correndo, pulando ou puxando, quase sempre desempenhamos ações que possuem relações motoras e auxiliam na percepção do jogo como também, desencadeiam relações emocionais. Entretanto, em jogos digitais - embora exista o esforço constante de desenvolvedores para prover uma imersão complexa na narrativa - pouco se discutiu tecnicamente quanto ao papel das referências táteis no estímulo da emoção. Este artigo apresenta uma revisão da literatura de estudos que consideram a háptica e a referência emocional do jogador. Também apresenta uma pesquisa aplicada para mapeamento preliminar de respostas emocionais em jogos. Observa que o retorno tátil promovido pela háptica pode oferecer uma relação interativa imersiva aprimorando a experiência emocional do jogador. Por fim conclui que os estudos sobre este tema ainda são incipientes e solicitam desenvolvimentos.



Resumo Inglês:

The touch and kinesthetic perception make up a large part of game activities in the real world. Pushing, kicking, running, jumping or pulling, we often perform actions that are related to motor skills and help in the awareness of the game, but also trigger emotional relationships. However, in digital games - although there is the constant effort of developers to provide a complex immersion into the narrative - little is discussed technically about the role of tactile references in emotion stimulus. This article presents a literature review of studies that consider the haptic and the emotional reference of the player. It also presents an applied research for preliminary mapping of emotional responses in games. It attends that the tactile feedback promoted by haptics can offer an immersive interactive relationship enhancing the emotional experience of the player. Finally, it concludes that the studies on this topic are still incipient and request further developments.