The Great Gatsby e o personagem Nick Carraway como ser de fronteira

Odisseia

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ISSN: 1983-2435
Editor Chefe: Samuel Anderson de Oliveira Lima e Marcelo da Silva Amorim
Início Publicação: 31/07/2008
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Letras, Área de Estudo: Linguística

The Great Gatsby e o personagem Nick Carraway como ser de fronteira

Ano: 2019 | Volume: 4 | Número: 1
Autores: Ricelly Jáder Bezerra da Silva
Autor Correspondente: Ricelly Jáder Bezerra da Silva | [email protected]

Palavras-chave: Literatura, Semiótica, Personagem, Ser de fronteira, Ressignificação

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

The Great Gatsby, de F. Scott Fitzgerald, publicado primeiramente em 1925, é um dos mais importantes romances do cânone literário estadunidense. Em seu texto, Fitzgerald apresenta relações socioculturais da década de 1920, nos EUA, período conhecido como a “era do jazz”, em que ocorreram mudanças socioculturais significativas. A narrativa é contada através da perspectiva do personagem Nick Carraway. Assim, o objetivo deste artigo é analisar a posição do referido personagem como um ser de fronteira, pois Carraway transita entre diferentes ambientes sociais sem pertencer a nenhum deles. Dessa forma, partimos da hipótese de que, como ser de fronteira, o personagem revela problemas socioculturais de sua época. Como base teórica, recorremos aos estudos de semiótica da cultura de Lótman (1996), e à discussão de Bakhtin (2011) acerca da personagem literária. O resultado indica que é através da posição fronteiriça do personagem que problemas sociais, morais e culturais são revelados ao leitor.



Resumo Inglês:

The Great Gatsby, by F. Scott Fitzgerald, first published in 1925, is one of the most important novels in the American literary canon. In his text, Fitzgerald presents sociocultural relations of the 1920s in the United States, period also known as “the Jazz Age”, in which significant sociocultural changes occurred. The narrative is told from the perspective of character Nick Carraway. Therefore, this article aims at analyzing the position of the character as a frontier being, once Carraway attends different social settings, but does not belong to any of them. Hence, our hypothesis is that as a frontier being, the character reveals sociocultural problems of his time. As to the theoretical basis of this study, we resorted to Lótman’s (1996) studies about the semiotics of culture and to Bakhtin's (2011) discussion on literary character. The result indicates that it is through the frontier position of the character that social, moral, and cultural problems are revealed to the reader.