As Gravuras Mexicanas Do Museu De Arte De Santa Catarina: Entre Aparição e Nostalgia

Revista De Teoria Da História

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ISSN: 21755892
Editor Chefe: Luíz Sérgio Duarte da Silva
Início Publicação: 31/07/2009
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: História

As Gravuras Mexicanas Do Museu De Arte De Santa Catarina: Entre Aparição e Nostalgia

Ano: 2010 | Volume: 1 | Número: 3
Autores: Lucésia Pereira
Autor Correspondente: Lucésia Pereira | [email protected]

Palavras-chave: museu, gravura, imagens, México

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O presente artigo procura estudar um conjunto de gravuras doadas pelo
presidente mexicano Adolfo Lopes Mateos no ano de 1961, ao acervo do então
Museu de Arte Moderna de Florianópolis. Sabemos pela autoria, que parte das
imagens deste conjunto se integram a uma etapa específica da história da gravura
no México, representativa da produção do TGP – Taller (em português, oficina ou
ateliê) de Gráfica Popular. Concebidas em séries e, portanto, sem o valor aurático
da cópia única, esta obra gráfica está desvencilhada das condições que presidiram
sua origem, cujo propósito era informar e conscientizar através de uma mensagem
forte, breve e clara. Os laços estreitos que as imagens têm com a Revolução de
1910, tornam comuns os estudos que destacam o seu papel de construtoras e
guardiãs da memória revolucionária. São vistas deste modo como um epifenômeno
da Revolução, como acontece em alguns trabalhos sobre o Muralismo. Sem
desconsiderar isto, é preciso investigar como esta produção artística dialogou com
seu tempo e com os processos mais gerais da cultura latino-americana dos quais
são uma parte indissociável. Analisar as gravuras é também uma oportunidade de
examinar mais criticamente a história da arte destes países, inclusive mostrando o
caráter informe e pouco estudado dos seus acervos museológicos.



Resumo Inglês:

The present article has the purpose to study a set of engravings donated in 1961
by the mexican president Adolfo Lopes Mateus to the then called Museu de Arte
Moderna de Florianópolis. We have known by its authorship that part of the
images of this set of engravings belongs to an specific history of engraving in
Mexico, very representative of the production of TGP – Taller de Grafica Popular
(Atelier of Popular Graphic). Conceived in series and, therefore, lacking the aural
value of an unique piece, this graphic work is cut off from the context of its origins,
which have the purpose to inform and generated awareness through a strong, brief
and clear message. The tight bonds between those images with the Revolution of
1910 have unified the studies that put on the spot their role as makers and keepers
of a revolutionary memory. They have been seen as an epiphenomenon of the
revolution, just like what have happened with some works about the Muralism.
Regardless of that, we must investigate how such artistic production had dialogued
with its time and with the general processes of latin american culture from which
they are an inseparable part. Analyse the engravings it is also an opportunity to
look closer and critically the history of the art of those countries and, in doing so,
show the shapeless form and spared studies conducted over its art collection.