A grande imprensa e a produção de webdocs: a tradição documentária e as possibilidades de ruptura no ambiente online

Rizoma

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ISSN: 2318-406X
Editor Chefe: Demétrio Azeredo
Início Publicação: 31/07/2013
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Comunicação

A grande imprensa e a produção de webdocs: a tradição documentária e as possibilidades de ruptura no ambiente online

Ano: 2016 | Volume: 4 | Número: 1
Autores: R. Rezende, D. Tavares
Autor Correspondente: R. Rezende | [email protected]

Palavras-chave: webdocumentário, jornalismo impresso, gênero jornalístico, documentário

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Esse artigo é parte de uma pesquisa sobre os formatos e gêneros acionados pela grande imprensa decorrentes de seu esforço de penetrar na ambiência da Internet de forma mais efetiva. Aqui destacamos, especialmente, o webdocumentário. A metodologia incluiu levantamento realizado em duas etapas em jornais brasileiros, com o objetivo de quanti-ficar a produção que, posteriormente, é analisada em cotejo à tradição documentária e, também, considerando a possibilidade de uma nova modalidade enunciativa no jornalismo que, como intenciona-se demonstrar, ainda se revela rarefeita.



Resumo Inglês:

This article is part of a survey of formats and genres triggered by the press due to his effort to penetrate of the web territory. Here, especially we highlight the webdocumentário. The methodology included a survey conducted in two stages in Brazilian newspapers in order to quantify the production,
and after is analyzed in collating the documentary tradition and also considering the pos-sibility or not a new enunciative modality in journalism, which, as intends to show, still reveals thin.



Resumo Espanhol:

Este artículo es parte de uma pesquisa de formatos y géneros desencadenados por la prensa debido a su esfuerzo por penetrar del territorio web. Aquí, destacamos especialmente la webdocumentário. La metodología incluyó una encuesta llevada a cabo en dos etapas en los periódicos brasileños con el fin
de cuantificar la producción a partir de entonces se analiza en el cotejo de la tradición documental y también considerando la posibilidad o no de una nueva modalidad enunciativa en el periodismo, que, como se tiene la intención de mostrar, todavía revela superficial.