A Grande Guerra e o Modernismo Brasileiro – sua repercussão na poesia de estreia e na prosa de ficção de Mário de Andrade

Guavira Letras

Endereço:
Avenida Ranulpho Marques Leal, 3484 - Distrito Industrial II
Três Lagoas / MS
79613-000
Site: http://www.guaviraletras.ufms.br
Telefone: (67) 3509-3701
ISSN: 1980-1858
Editor Chefe: Kelcilene Grácia-Rodrigues
Início Publicação: 01/08/2005
Periodicidade: Trimestral

A Grande Guerra e o Modernismo Brasileiro – sua repercussão na poesia de estreia e na prosa de ficção de Mário de Andrade

Ano: 2018 | Volume: 14 | Número: 26
Autores: Marcelo Franz
Autor Correspondente: M. Franz | [email protected]

Palavras-chave: guerra, modernismo, Mário de Andrade

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este estudo analisa as representações da Primeira Guerra Mundial na poesia de estreia e na prosa ficcional de Mário de Andrade. O contexto histórico do surgimento do modernismo, tendência estética assumida exemplarmente pelo autor, é o mesmo da ocorrência do conflito que abalou as relações internacionais e a produção cultural das primeiras décadas do século XX. Embora distante do centro das disputas, o Brasil, em diferentes dimensões, sofre os efeitos da Grande Guerra e, no plano cultural, adapta à realidade local as influências da conjuntura de instabilidade e ruptura que se vivia na Europa nesse tempo. Analisamos, na leitura de poemas de Há uma gota de sangue em cada poema (1917) e na narrativa Amar, verbo intransitivo (1927) diferentes compreensões e posicionamentos de Mário de Andrade sobre esse o conflito e seu contexto. O contraste entre as obras revela uma transformação dos seus posicionamentos face à guerra, que vai da exaltação ao projeto de “libertação”, proposto por ela, até o desencanto com as suas consequências, percebido após o seu desfecho. Isso mostra o complexo diálogo da criação do autor com a realidade histórica, que se expressa nas opções temáticas e formais de seus textos.



Resumo Inglês:

This study analyzes the representations of the First World War in Mário de Andrade's poetry of debut and fictional prose. The historical context of the emergence of modernism, an aesthetic tendency exemplarily assumed by the author, is the same as the occurrence of the conflict that shook international relations and cultural production in the first decades of the twentieth century. Although distant from the center of the disputes, Brazil, in different dimensions, suffers the effects of the Great War and, in the cultural plane, adapts to the local reality the influences of the conjuncture of instability and rupture that was lived in Europe in that time. We analyze the poems of Há uma gota de sangue em cada poema (1917) and the narrative Amar, verbo intransitivo (1927) different understandings and positions of Mário de Andrade on this conflict and its context. The contrast between the works reveals a transformation of her positions towards the war, which goes from exaltation to the project of "liberation", proposed by her, to disenchantment with its consequences, perceived after its end. This shows the complex dialogue of author's creation with historical reality, which is expressed in the thematic and formal options of his texts.