A grande arte de desaparecer: Rubem Fonseca e os documentários do Ipês

Artcultura

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ISSN: 2178-3845
Editor Chefe: Adalberto Paranhos e Kátia Rodrigues Paranhos
Início Publicação: 28/02/1999
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: História

A grande arte de desaparecer: Rubem Fonseca e os documentários do Ipês

Ano: 2017 | Volume: 19 | Número: 35
Autores: Ricardo Lísias
Autor Correspondente: Ricardo Lísias | [email protected]

Palavras-chave: golpe de 1964; ipês; rubem fonseca

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Nos anos que antecederam o golpe militar de 1964, o instituto de Pesquisas e Estudos Sociais (ipês) realizou di-versas atividades de propaganda com o intuito de desestabilizar o governo de João Goulart e com isso ajudar no estabelecimento de condições que possibilitariam a ruptura democrá-tica. Entre as atividades do instituto estava o financiamento, supervisão de criação e distribuição de uma série de documentários que, exibidos no país inteiro, tinham como intenção propagar a ideologia liberal e, ao mes-mo tempo, fortalecer as correntes que queriam, a qualquer custo, a saída de goulart. a autoria dos roteiros desses documentários é controversa: alguns pesquisadores a atribuem ao escritor rubem fonseca, apoiados em alguns documentos e testemunhos, enquanto outros recusam essa hipótese. algo ainda não realizado é a comparação formal entre os documentários e a obra que Fonseca produziu nesse período. Este ensaio esboça, nos seus limites, uma comparação.



Resumo Inglês:

In the years leading up to the 1964 mili-tary coup, the Institute for Research and Social Studies (instituto de Pesquisas e Estudos Sociais - ipês) conducted a number of propaganda activities aimed at destabilizing João Goulart’s adminis-tration and thereby paving the way for a rupture of democracy. Among these activities was funding, and supervising the creation and distribution of a series of documentaries that, screened throughout the country, were intended to disseminate liberal ideology and, at the same time, strengtheninggroups that wanted to oust Goulart at any cost. The authorship of these documentaries’scripts is controver-sial: a number of researchers, supported by documents and testimonies, attribute it to writer Rubem Fonseca, while others reject this hypothesis. A formal comparison between the documentaries and the work Fonseca produced in the same period has not yet been established. This essay outli-nes, with its limits, a comparison.