Gramática: não tenho clareza desta palavra

Working Papers Em Lingüística

Endereço:
Universidade Federal de Santa Catarina Programa de Pós-Graduação em Lingüística Caixa Postal 476
Florianópolis / SC
Site: http://www.periodicos.ufsc.br/index.php/workingpapers/index
Telefone: (48) 3721-9581
ISSN: 1984-8420
Editor Chefe: NULL
Início Publicação: 30/11/1997
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Linguística

Gramática: não tenho clareza desta palavra

Ano: 1999 | Volume: 3 | Número: 1
Autores: Isaac Ferreira
Autor Correspondente: I. Ferreira | [email protected]

Palavras-chave: Professores; Língua Portuguesa; Curricular; Pedagógico; Ensino Fundamental; Aprendizagem

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

No ano de 1997, os professores de Língua Portuguesa,das escolas públicas estaduais da Grande Florianópolis,participaram de um Encontro para Estudo da Proposta Curricular do Estado de Santa Catarina, em que por dez dias se discutiu a aplicabilidade da proposta, em um esforço concentrado que tinha por objetivo tornar claro os pressupostos teórico-metodológicos e lingüísticos que norteiam e embasam o fazer pedagógico daqueles que a ela se engaja. Ao final do encontro, a título de avaliação, todos os participantes apresentaram projetos cujo objetivo maior era sua efetiva aplicação nas respectivas unidades de ensino de origem.
Como um dos participantes, fiz também um projeto para que este pudesse ser desenvolvido sob minha coordenação,cujo objetivo consistia em trabalhar com professores que se ocupam do ensino da linguagem em séries iniciais do Ensino Fundamental. O projeto foi desenvolvido em uma escola da Rede Pública Estadual de Florianópolis envolvendo vinte e dois professores que atuam nas las à 4 as. séries do r= grau,especificamente no ensino de Língua Portuguesa.
As ações previstas desenvolveram-se ao longo de 1997 em encontros mensais de caráter ordinário quando se discutia,sempre seguindo o pré-requisito da leitura prévia, concepções de ensino, de aprendizagem, de linguagem, de gramática e de texto.