A gradação tensiva na música cênica contemporânea: estilos e pontos de vista

Estudos Semióticos

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ISSN: 1980-4016
Editor Chefe: Ivã Carlos Lopes
Início Publicação: 30/11/2005
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Linguística

A gradação tensiva na música cênica contemporânea: estilos e pontos de vista

Ano: 2020 | Volume: 16 | Número: 2
Autores: Gustavo Cardoso Bonin
Autor Correspondente: Gustavo Cardoso Bonin | [email protected]

Palavras-chave: música cênica contemporânea, abordagem tensiva, estilos, pontos de vista

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

A música cênica é uma prática artística que se organiza a partir da tensão entre presenças musicais e presenças cênicas, ambas orientadas por uma regência musical  que  pode  ser  compreendida  como  uma  base  sensível  característica  que conduz  a  relação  entre  sujeito  e  objeto  envolvidos  na  prática.  Com  base  na abordagem  tensiva,  desenvolvidaprincipalmente  por  Claude  Zilberberg,  faremos uma   breve   apresentação   das   estratégias   de   dominâncias,   transportes   e ambivalências  entre  as  presenças  musicais  e  as  presenças  cênicas,  por  meio  da conformação gradativa e aspectual dos modos de contato, para apresentarmos as gradações tensivas que configuram os estilos e os pontos de vista previstos pela música  cênica.  Para  as  exemplificações  dos  estilos,  trouxemos  obras  de  três compositores de música cênica contemporânea brasileira: Gilberto Mendes, Willy Corrêa de Oliveira e Tim Rescala.



Resumo Inglês:

Scenic  music  is  an  artistic practice  that  is  organized  based  on  the tension  between  musical  presences  and  scenic  presences,  guided  by  a  musical regency that can be understood as a distinctive sensitive basis that guides the relationship between subject and object involved in this practice. Based on the tensive  approach,  developed  mainly  by  Claude  Zilberberg,  we  make  a  brief presentation of the dominance, transport and ambivalence  strategies between musical and scenic presences, through the gradual and aspectual conformation of  the  contact  modes,  to  present  tensive  gradations  that  configure  the  styles and points of view provided by scenic music. For exemplifications of the styles, we  brought  the  works  by  three  composers  of  contemporary  Brazilian  scenic music: Gilberto Mendes, Willy Corrêa de Oliveira and Tim Rescala.