GESTÃO DE RESÍDUOS DE SERVIÇOS DE SAÚDE EM UMA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE VINCULADA A UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR

Ciência E Natura

Endereço:
Revista Ciência e Natura | Campus Sede-Cidade Universitária | Av. Roraima nº 1000, Prédio 13, Sala 1122 | Fone/Fax +55(55) 3220-8735 | Bairro Camobi
Santa Maria / RS
97105-900
Site: http://www.ufsm.br/cienciaenatura
Telefone: (55) 3220-8735
ISSN: 2179-460X
Editor Chefe: Marcelo Barcellos da Rosa
Início Publicação: 30/11/1979
Periodicidade: Quadrimestral

GESTÃO DE RESÍDUOS DE SERVIÇOS DE SAÚDE EM UMA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE VINCULADA A UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR

Ano: 2016 | Volume: 38 | Número: 3
Autores: Catia Suelem Manke Vieira, Mateus Torres Nazari, Carolina da Silva Gonçalves, Luciara Bilhalva Corrêa
Autor Correspondente: Catia Suelem Manke Vieira | [email protected]

Palavras-chave: resíduos de serviços de saúde, plano de gerenciamento de resíduos de serviços de saúde, unidade básica de saúde.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Quando gerenciados de forma inadequada, os resíduos provenientes de serviços de saúde impactam negativamente o ambiente, causando riscos à saúde pública e degradação ambiental, devido suas características físicas, químicas e patogênicas. Com base na legislação vigente, analisou-se o processo de gestão dos resíduos de serviços de saúde (RSS) em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) vinculada a uma Instituição de Ensino Superior (IES), visando fornecer ferramentas técnicas para proposição de um Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (PGRSS). Por tratar-se de uma pesquisa qualitativa, empregou-se como instrumento de coleta de dados a observação participante, buscando mostrar a realidade percebida e, principalmente explicitar não conformidades observadas durante as etapas do gerenciamento dos RSS (segregação, acondicionamento, coleta interna, transporte, armazenamento e coleta externa). Para tanto, utilizou-se a metodologia estabelecida pela ANVISA (2006), a qual é baseada em uma ordem de prioridades distribuídas através de uma organização das etapas de trabalho. Ao final do estudo, foi possível constatar irregularidades na UBS em relação ao manejo dos RSS. Nessa perspectiva, recomenda-se a elaboração, implantação e monitoramento de um PGRSS, fundamentado na resolução preconizada pela legislação vigente.