A geometria do espaço e do gesto em cena: uma leitura de Os arqueólogos

Urdimento

Endereço:
Avenida Madre Benvenuta - 1907 - Santa Mônica
Florianópolis / SC
88035-901
Site: http://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/index
Telefone: (48) 3664-8353
ISSN: 1414.5731
Editor Chefe: Vera Regina Martins Collaço
Início Publicação: 01/08/1997
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes, Área de Estudo: Artes

A geometria do espaço e do gesto em cena: uma leitura de Os arqueólogos

Ano: 2020 | Volume: 3 | Número: 39
Autores: Cassia Costa Lopes
Autor Correspondente: Cassia Costa Lopes | [email protected]

Palavras-chave: Dramaturgia, espaço, gesto, teoria, catástrofe

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este ensaio volta-se para a análise do texto dramatúrgico Os arqueólogos, do escritor paulista Vinicius Calderoni, tendo em vista uma reflexão sobre a noção do espaço e do gesto a partir da avaliação dos procedimentos de construção textual dramática e seus desdobramentos filosóficos. Consideram-se as especificidades da paisagem da dramaturgia contemporânea, a fragmentação da fábula, do mythos, no desenho da escrita episódica e sua relação com a crônica fotográfica dos tempos atuais.



Resumo Inglês:

This essay focuses on the analysis of the dramaturgical text Os arqueólogos, by Vinicius Calderoni, a writer from São Paulo, offering a reflection on the notion of space and gesture from the evaluation of dramatic textual construction procedures and their philosophical developments. The specificities of the landscape of contemporary dramaturgy, the fragmentation of the fable, and the mythos are considered in the design of episodic writing and its relationship with the photographic chronicle of the present times.



Resumo Espanhol:

Este ensayo se centra en el análisis del texto dramatúrgico Os arqueólogos, del escritor paulista Vinicius Calderoni, con el objetivo de reflexionar sobre la noción de espacio y gesto desde la evaluación de los dramáticos procedimientos de construcción textual y sus desarrollos filosóficos. Las especificidades del paisaje de la dramaturgia contemporánea, la fragmentación de la fábula, los mitos, se consideran en el diseño de la escritura episódica y su relación con la crónica fotográfica de los tiempos actuales.