Galerias, museus e bienais de arte: considerações sobre veiculação artística em espaços institucionais

Cadernos Camilliani

Endereço:
Rua São Camilo de Lellis, 01, Bairro Paraíso.
Cachoeiro de Itapemirim / ES
29304-910
Site: http://www.saocamilo-es.br/centrouniversitario/publicacoes/
Telefone: (28) 3526-5927
ISSN: 15180395
Editor Chefe: Pe. Msc. João Batista Gomes de Lima
Início Publicação: 30/06/2000
Periodicidade: Quadrimestral

Galerias, museus e bienais de arte: considerações sobre veiculação artística em espaços institucionais

Ano: 2009 | Volume: 10 | Número: 1
Autores: Clóvis Da Rolt
Autor Correspondente: Clóvis Da Rolt | [email protected]

Palavras-chave: Arte contemporânea, galerias, museus, bienais de arte

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este artigo discute algumas relações entre três formatos expositivos de artes visuais: galerias, museus e Bienais de arte. A proposta consiste em uma avaliação pautada por elementos bibliográficos, mediante os quais nos propomos a pontuar algumas semelhanças e diferenças entre a tríade espacial mencionada. As considerações aqui levantadas constituem uma síntese teórica que faz parte da pesquisa intitulada “Um rio de muitas margens: sociabilidade, interações simbólicas e práticas de apropriação da arte”. Por meio de uma abordagem metodológica qualitativa, de caráter etnográfico, a pesquisa buscou mobilizar dados empíricos que pudessem elucidar indagações relativas à sociabilidade, às práticas de apropriação e aos usos sociais da arte contemporânea num espaço expositivo do tipo Bienal.



Resumo Inglês:

This paper aims at discussing some relations among three expositive formats related to visual arts: galleries, museums and Biennial exhibitions of art. The proposal consists of an evaluation ruled by bibliographical elements, by which it intends to punctuate some similarities and differences among the expositive formats mentioned. The considerations constitute a theoretical synthesis that takes part in a research entitled “A river of many banks: sociability, symbolic interactions and art appropriation practices”. Through a qualitative approach based upon ethnographic methodology, the research intended to gather empirical elements that could elucidate questions about sociability, appropriation practices and social uses of the contemporary art in a context of Biennial exhibition.