Gêneros populares e cinema transnacional na Europa mediterrânea o filme de aventuras de cape et d’épeé

Tríade:

Endereço:
Rodovia Raposo Tavares, km 92,5 - Vila Artura
Sorocaba / SP
18023-000
Site: http://periodicos.uniso.br/ojs/index.php/triade/index
Telefone: (15) 2101-7008
ISSN: 2318-5694
Editor Chefe: Profa. Dra. Luciana Coutinho Pagliarini Souza
Início Publicação: 04/06/2013
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Comunicação

Gêneros populares e cinema transnacional na Europa mediterrânea o filme de aventuras de cape et d’épeé

Ano: 2020 | Volume: 8 | Número: 19
Autores: J. M. N. Carrega
Autor Correspondente: J. M. N. Carrega | [email protected]

Palavras-chave: Cinema Transnacional da Europa Mediterrânea. Gêneros Populares. Filme de capa e espada. Le Bossu.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

A aposta na coprodução cinematográfica entre os países da Europa mediterrânea permitiu, entre meados das décadas de 1950 e 1970, o florescimento de gêneros populares como o peplum, o filme de cape et d’épeé e o spaghetti western. Frequentemente analisados numa perspetiva puramente nacional, estes filmes representam, contudo, um exemplo paradigmático do desenvolvimento de um cinema transnacional da Europa Mediterrânea, que permitiu às indústrias cinematográficas italiana, francesa e espanhola (por vezes com a participação minoritária de produtores das antigas Jugoslávia e RFA), combater a hegemonia comercial do cinema de Hollywood. Um dos maiores sucessos do chamado filme de cape et d’épée, Le Bossu/O Corcunda (A. Hunebelle, 1959), constitui um bom caso de estudo para melhor compreender as principais características do cinema transnacional da Europa mediterrânea e a sua relação com o cinema de Hollywood.



Resumo Inglês:

The focus on film coproduction among Mediterranean European countries has allowed, between the mid-fifties and late seventies, the flowering of popular genres such as muscleman epics, swashbuckler films, euro-westerns, cop films and horror movies. Often analyzed in a purely national perspective, these films represent a paradigmatic example of the development of a transnational cinema in Mediterranean Europe, which allowed the Italian, French and Spanish film industries (sometimes with a minor contribution of producers from the former Yugoslavia and West Germany) to counteract Hollywood’s commercial hegemony. One of the greatest successes of the so-called cape et d'épée movies, Le Bossu/ The Hunchback of Paris (A. Hunebelle, 1959), is a good case study to better understand the main characteristics of transnational cinema in Mediterranean Europe during this period and it’s relation with Hollywood adventure movies.



Resumo Espanhol:

La apuesta por la coproducción cinematográfica entre los países de la Europa mediterránea permitió, entre mediados de los cincuenta y los setenta, el florecimiento de géneros populares como peplum, la película de cape et d'épeé y spaghetti western. A menudo analizadas desde una perspectiva puramente nacional, estas películas representan, sin embargo, un ejemplo paradigmático del desarrollo de un cine transnacional en la Europa mediterránea, que permitió a las industrias cinematográficas italiana, francesa y española (a veces con una participación minoritaria de productores de la ex Yugoslavia y la RFA), combatir la hegemonía comercial del cine de Hollywood. Uno de los mayores éxitos de la película denominada cape et d'épée, Le Bossu / O Corcunda (A. Hunebelle, 1959), es un buen caso de estudio para comprender las principales características del cine transnacional en la Europa mediterránea y su relación com el cine de Hollywood.