Fundamentos para o estudo da oralidade na escrita

Revista Filologia e Linguística Portuguesa

Endereço:
Av. Prof. Luciano Gualberto, 403, Prédio de Letras, 2º andar, sala 07
São Paulo / SP
05508-900
Site: http://www.revistas.usp.br/flp/
Telefone: (11) 3091-487
ISSN: 2176-9419
Editor Chefe: Prof. Dr. Sílvio de Almeida Toledo Neto
Início Publicação: 31/12/1996
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Linguística

Fundamentos para o estudo da oralidade na escrita

Ano: 2015 | Volume: 17 | Número: 1
Autores: José Gaston Hilgert
Autor Correspondente: J. Gaston Hilgert | [email protected]

Palavras-chave: Cenário de interação, ensino, enunciação, escrita, oralidade

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

No presente capítulo introduzem-se reflexões sobre a produção de efeitos de oralidade em textos escritos à luz de fundamentos da enunciação. Nesse contexto teórico, mostra-se que não se deve partir de uma identificação aleatória de recursos lexicais e sintáticos, figurativos e temáticos, estilísticos ou retóricos para a compreensão da oralidade na escrita. Importa, antes de mais nada, identificar o cenário interativo em que esses recursos de linguagem se manifestam. O cenário interativo ou cenário de interação é configurado pela a relação narrador/narratário revelada no texto. Se essa relação se realiza por meio da interação de um eu (narrador) com um você (narratário), explícitos ou implícitos, tem-se nele instituído o princípio básico do diálogo, da conversa, que define a condição de proximidade dos interlocutores e, portanto, o cenário interativo propício ao uso dos recursos de oralidade. Na medida, porém, em que essa relação se realiza na forma de um narrador em terceira pessoa que se dirige a um leitor implícito, estabelece-se o cenário do distanciamento, no qual recursos que evoquem a oralidade não cabem ou, se ocorrem, assumem função específica. Este texto vai, então, dar especial atenção ao cenário interativo constituído pela interação eu/você, mostrando, em diferentes exemplos, os traços de oralidade determinados por ela e, também, os variados graus de proximidade que ela, por suas variadas formas de manifestação, pode revelar.



Resumo Inglês:

In this paper, we put forth some reflections upon the production of effects of orality in written texts in light of the fundaments of enunciation. In this theoretical context, we show that the study of orality in written language should not depart from the random identification of lexical and syntactic, figurative and thematic, stylistic or rhetoric resources. What matters is the identification of the interactive scenario in which these linguistic resources are manifested. The interactive scenario is configured by the relationship between narrator/narratee revealed in the text. If this relation takes place by means of the interaction between an I (narrator) and a you (narratee), either explicit or implicit, then it is instituted, in this scenario, the basic principle of dialog, of conversation, which defines the proximity condition of the interlocutors and, therefore, the interactive scenario favorable to the use of orality resources. When this relation, however, takes place in the form of a third person narrator who addresses him/herself to an implicit reader, the scenario of distancing is installed, in which orality resources may be unfit or, if they occur, they may have specific functions. This text addresses special attention to the interactive scenario set by the interaction between I/you, showing, in different examples, traits of orality determined by such interaction, and also the various degrees of proximity that this interaction may reveal in its various manifestations.