Fragmentos e percepções de O rato no muro: um estudo dramatúrgico

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ISSN: 1808-3129
Editor Chefe: Monique Vandresen
Início Publicação: 01/01/2006
Periodicidade: Diário
Área de Estudo: Artes

Fragmentos e percepções de O rato no muro: um estudo dramatúrgico

Ano: 2011 | Volume: 6 | Número: 8
Autores: Júlia Fernandes Lacerda
Autor Correspondente: Júlia Fernandes Lacerda | [email protected]

Palavras-chave: hilda hilst, dramaturgia, análise de texto teatral, teatralidade textual representacional e performativa

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O presente artigo pretende realizar um estudo dramatúrgico da peça teatral da autora brasileira Hilda Hilst escrita no ano de 1967 e intitulada “O rato no muro”. Hilda Hilst foi uma escritora que produziu poucas peças teatrais em sua trajetória, sendo seu principal ramo a área da literatura em prosa e poesia. Esta pesquisa pretende efetuar uma análise do seu texto teatral para fomentar uma discussão em torno de sua escrita, sob diferentes perspectivas, a fim de problematizar questões como o status desse texto enquanto texto dramático; os traços de performatividade inscritos nele; a construção do personagem e a relação entre personagem e narrativa. A intenção aqui não é enquadrar a peça “O rato no muro” em um estilo teatral específico, mas analisar sua relação com diferentes estéticas teatrais.



Resumo Inglês:

The present article wants to analise the dramaturgic structures of the play “O rato no muro”, written by Brazilian author Hilda Hilst in 1967. Hilda Hilst is commonly known as a writer of prose and poetry, since she published only a few plays in her career. This analysis pretends to reflect on the characteristics of this playtext in order to create a discussion on her writing that problematizes its characteristics from different points of view, raising questions such as its status as a dramatic playtext, the performative traits written into its structure, the construction of character and its relation to the narrative structure. The
intention is not to label the piece with a specific theatrical style, but rather to analyse its relation with different theatrical styles.