Fotografias nos acervos da Unicamp

Artcultura

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ISSN: 2178-3845
Editor Chefe: Adalberto Paranhos e Kátia Rodrigues Paranhos
Início Publicação: 28/02/1999
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: História

Fotografias nos acervos da Unicamp

Ano: 2012 | Volume: 14 | Número: 24
Autores: Iara Lis Schiavinatto
Autor Correspondente: Iara Lis Schiavinatto | [email protected]

Palavras-chave: coleção fotográfica; V8; fotografia urbana.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este texto procura apontar algumas possibilidades de pesquisa oferecidas pelos arquivos da Unicamp, indicando uma variada cartela de entradas das séries documentais fotográficas. Seu objeto a obra do fotógrafo Aristides Pedro da Silva, mais conhecido em Campinas como V8, cujo acervo pertence ao Centro de Memória da Unicamp. Assim, explora sua elaboração identitá- ria como fotógrafo-colecionador nessa cidade. Para tanto, o artigo situa sua produção fotográfica no contexto da reordenação urbana de Campinas entre 1930-1960 e, em particular, comenta suas séries fotográficas centradas no tema da produção da ruína urbana, além de atentar para alguns sentidos desse discurso fotográfico. No final, recupera, nessa fotografia documental, um teor estético e indica a necessária relação entre fotografia e arquivo.



Resumo Inglês:

The present text points out some research possibilities offered by Campinas State University (Unicamp) photographic archives, with a wide range of entries in the documentary photography series. Then, the article goes on to consider the work of Aristides Pedro da Silva, known in Campinas as V8, photographer whose collection belongs to Unicamp Memory Center. Thus, the author explores his identity-building as a local photographer and photography collector. To this end, Silva’s photographic production is set in the context of Campinas 1930-1960 urban redevelopment. Furthermore, the author comments Silva’s photographic series on urban ruin production and highlights some of its meanings as a photographic discourse. In its last part, the article reclaims the esthetic content of this documentary photography, stressing the relationship between photography and archive.