A Fotografia nas Revistas Culturais Latino-Americanas: as experiências das revistas S. Paulo (Brasil, 1936) e Rotofoto (México, 1938)

Domínios Da Imagem

Endereço:
RODOVIA CELSO GARCIA CID, KM 380
Londrina / PR
Site: http://www.uel.br/cch/his/dominiosdaimagem/
Telefone: (43) 3371-4398
ISSN: 19822766
Editor Chefe: Alberto Gawryszewski
Início Publicação: 31/10/2007
Periodicidade: Semestral

A Fotografia nas Revistas Culturais Latino-Americanas: as experiências das revistas S. Paulo (Brasil, 1936) e Rotofoto (México, 1938)

Ano: 2010 | Volume: 3 | Número: 7
Autores: Carlos Alberto Sampaio Barbosa
Autor Correspondente: Carlos Alberto Sampaio Barbosa | [email protected]

Palavras-chave: Fotografia, revistas, cultura visual, comparação.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O objetivo deste artigo é apresentar uma comparação entre duas revistas culturais que tiveram
vida efêmera na década de 1930 em seus respectivos países. Um ponto em comum é que ambas
utilizaram a fotografia como elemento central em sua estrutura de comunicação. Será abordada
a revista São Paulo, editada no Brasil no ano de 1936, em contraponto com a revista Rotofoto,
publicada no México apenas durante o ano de 1938. Esta pesquisa faz parte de um projeto mais
amplo, em que se procura refletir com relação à circulação de ideias culturais e políticas entre o
México e o Brasil, na primeira metade do século XX. Procurou-se examinar, em especial, como
repertórios visuais comuns entre os dois países se constituíram, no que diz respeito à produção
de imagens carregadas com uma retórica do engajamento político que contribuíram para a
construção do imaginário político latino-americano.



Resumo Inglês:

The aim of this paper is to present a comparison between two cultural magazines that had a short
life in the 1930s in their respective countries. A point in common is that both used photography
as a central element in its communication structure. Discuss the magazine São Paulo, published
in Brazil in 1936, against Rotofoto magazine published Mexico only during 1938. This research
falls within a broader project in which I reflect with the movement of cultural ideas and policies
between Mexico and Brazil in the first half of the twentieth century. I seek in particular to examine
whether common visual repertoires formed between the two countries, both in the production
of images loaded with rhetoric of political engagement and contributed to the construction of
the Latin American political imagination.