Fotografia contemporânea – corpo, afecção e imagem

Contemporanea

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ISSN: 23161329
Editor Chefe: Jorge Leite Júnior
Início Publicação: 31/12/2010
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Sociologia

Fotografia contemporânea – corpo, afecção e imagem

Ano: 2010 | Volume: 8 | Número: 1
Autores: FATORELLI, Antonio Pacca
Autor Correspondente: FATORELLI, Antonio Pacca | [email protected]

Palavras-chave: Fotografia, Digital, Percepção corpórea

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O debate contemporâneo acerca das novas tecnologias implicadas nos circuitos de produção,
difusão e recepção de imagens reanima algumas proposições sugeridas por Henri Bergson
no contexto das relações não mediadas entre sujeito e objeto. Na atual conjuntura, é
pertinente indagar a respeito do modo como as mediações maquínicas – mecânicas,
eletrônicas e digitais – estão alterando a atividade perceptiva de modo a deslocar os lugares
tradicionalmente ocupados pelo sujeito e pelo objeto. Pretende-se dimensionar, a partir das
contribuições teóricas de Henri Bergson, Gilles Deleuze, Raymond Bellour e Mark Hansen, as
reconfigurações processadas no âmbito da fotografia e da imagem digital. O ponto central
deste percurso crítico situa-se na experiência afetiva e no envolvimento corporal do
espectador nas situações de instalações que contam com a fotografia como operadora
central do trabalho. De forma complementar, a noção de percepção corpórea destaca as
transformações processadas no âmbito do observador, solicitado a desempenhar funções
mais ativas no contexto das instalações.



Resumo Inglês:

Contemporary debates about new technologies involved in the circuits of production,
dissemination and reception of images revive some propositions suggested by Henri Bergson
in the context of non-mediated relations between subject and object. Within this framework
it’s relevant to inquiry how machinical mediations – that is, mechanical, electronic and digital
– are altering the perceptive activity in such a way to displace positions traditionally
occupied by the subject and the object. Departing from the theoretical contributions of Henri
Bergson, Gilles Deleuze, Raymond Bellour and Mark Hansen, the thesis hopes to dimension
the reconfigurations processed in the ambit of digital photography and image. The key point
of this critical journey is located in the affective experience and in the corporeal involvement
of the spectator in situations of installations that rely on photography as their main agent. In
a complementary way, the notion of corporeal perception highlights the transformations
processed in the ambit of the observer, who is requested to perform more active functions in
the context of the installations.