Formulação de estratégia tecnológica em um instituto de pesquisas estatal: estudo de caso

LATIN AMERICAN JOURNAL OF BUSINESS MANAGEMENT

Endereço:
Rua Expedicionário Ernesto Pereira, sn
Taubaté / SP
12284-010
Site: http://www.lajbm.com.br
Telefone: 1236218523
ISSN: 2178-4833
Editor Chefe: Edson Aparecida de Araujo Querido de Oliveira
Início Publicação: 31/05/2010
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Administração

Formulação de estratégia tecnológica em um instituto de pesquisas estatal: estudo de caso

Ano: 2015 | Volume: 6 | Número: Especial
Autores: Edson Aparecida de Araújo Querido Oliveira, Arnoldo Souza Cabral, José Henrique de Sousa Damiani
Autor Correspondente: Edson Aparecida de Araújo Querido Oliveira | [email protected]

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

No pós-guerra, o conceito de estratégia e sua aplicação nas atividades empresariais tiveram um grande impulso, principalmente, porque a atenção estava voltada para as variáveis econômicas e competitivas. Neste período, a área de P&D assim como a de produção era tratada como áreas funcionais às quais se atribuía decisões estratégicas para que fossem “implementadas”. A partir da década de 50, a tecnologia foi se transformando em uma força motriz, capaz de condicionar o futuro estratégico de uma organização pública ou privada.
Nas últimas décadas, grandes atenções têm sido dedicadas à gestão do processo de P&D e seu efeito na manutenção da vantagem competitiva, mas os impactos da tecnologia nas estratégias empresariais têm sido pouco reconhecidos. No entanto, em setores intensivos em tecnologia tais como o químico, o farmacêutico ou o aeroespacial, esta é, com frequência, uma força motriz determinante do futuro estratégico da organização.
Do lado negativo, o não reconhecimento oportuno de uma substituição tecnológica iminente pode resultar em perda expressiva de participação no mercado nacional ou internacional. Por outro lado, a tecnologia pode servir como uma ferramenta importante e poderosa por intermédio da qual uma empresa ou país pode conquistar e manter preeminência competitiva.
O reconhecimento da importância estratégica da tecnologia está aumentando, e, em muitos setores, as atividades de P&D cresceram a tal ponto de se transformarem num dos dois ou três itens mais representativos em termos de consumo de recursos financeiros das organizações.
A experiência mostra que o sucesso estratégico das empresas é sensível a certas variáveis tecnológicas fundamentais comumente observadas em praticamente todo tipo de setor de base tecnológica. As organizações que reconhecem e geram essas variáveis tendem mais a ser bem-sucedidas do que aquelas que se deixam levar pela lógica do desconhecimento das mudanças tecnológicas. Neste sentido, os institutos de pesquisas estatais têm um importante papel de desenvolver e alavancar o aprendizado tecnológico por meio de processos de transferência da tecnologia para o setor privado.