A formação para o diálogo dos ministros ordenados: abordagem do magistério eclesiástico católico

Caminhos de Diálogo

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ISSN: 2595-8208
Editor Chefe: Elias Wolff
Início Publicação: 01/07/2013
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Teologia

A formação para o diálogo dos ministros ordenados: abordagem do magistério eclesiástico católico

Ano: 2020 | Volume: 8 | Número: 12
Autores: Éverton Aparecido da Silva
Autor Correspondente: Éverton Aparecido da Silva | [email protected]

Palavras-chave: formação, diálogo, ministro ordenado, magistério católico

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Dialogar ajuda as pessoas a humanizar as relações e a superar as incompreensões. É um modo de ser cristão e ser Igreja. É importante para a Igreja abrir-se ao diálogo com quem possui posições confessionais, ideológicas ou pessoais discordantes. A pertinência do tema se apresenta porque ocorre até muita discursividade e pouca prática. A formação dos futuros presbíteros é um dever e um direito exclusivo da Igreja. A dificuldade de estabelecer contato com quem não possui a mesma confissão de fé que a sua é o próprio desafio lançado. A formação para o diálogo inter-religioso e ecumênico é imperativa, principalmente nos ambientes que formam os líderes religiosos de suas instituições. Este estudo se refere à formação presbiteral dos ministros ordenados da Igreja Católica Apostólica Romana. Procura-se verificar se o magistério eclesial católico fomenta, suficientemente, o diálogo com as pessoas e instituições religiosas. E ainda, se a formação presbiteral prevê em suas constituições tornar o futuro presbítero um ministro do diálogo. Eis, neste sentido, elementos importantes das dimensões humana, intelectual, espiritual e pastoral-missionária que auxiliam a compreensão e a urgente busca da formação para o diálogo dos futuros ministros ordenados. Afinal, o seminarista precisa fazer a passagem de uma teologia do diálogo para a prática do diálogo.



Resumo Inglês:

Dialogue helps people to humanize relationships and overcome misunderstandings. It is a way of being a Christian and being a Church. It is important for the Church to open itself to dialogue with those who have conflicting confessional, ideological or personal positions. The pertinence of the theme is presented because there is even a lot of discourse and little practice. The formation of future priests is an exclusive duty and right of the Church. The difficulty of establishing contact with those who do not have the same confession of faith as yours is the challenge itself. Training for interreligious and ecumenical dialogue is imperative, especially in the environments that form the religious leaders of their institutions. This study refers to the presbyteral formation of ordained ministers of the Catholic Apostolic Church. The aim is to verify whether the Catholic ecclesial magisterium sufficiently fosters dialogue with religious people and institutions. And yet, if the formation of priests in their constitutions makes the future priest a minister of dialogue. Here, in this sense, are important elements of the human, intellectual, spiritual and pastoral-missionary dimensions that help understanding and the urgent search for formation for the dialogue of future ordained ministers. After all, the seminarian needs to move from a theology of dialogue to the practice of dialogue.