Formação do acervo da academia imperial de belas artes e o papel das comissões de professores

Informação@Profissões

Endereço:
Rodovia Celso Garcia Cid | Pr 445 Km 380 - Cx. Postal 6001 - Campus Universitário
Londrina / PR
86051-990
Site: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/infoprof
Telefone: (43) 3371-4348
ISSN: 2317-4390
Editor Chefe: Brígida Maria Nogueira Cervantes
Início Publicação: 30/06/2012
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Ciências Sociais Aplicadas, Área de Estudo: Ciência da informação

Formação do acervo da academia imperial de belas artes e o papel das comissões de professores

Ano: 2015 | Volume: 4 | Número: 2
Autores: Rosani Godoy, Icléia Thiesen
Autor Correspondente: Rosani Godoy | [email protected]

Palavras-chave: Biblioteca da Academia Imperial de Belas Artes (Brasil), Academia Imperial de Belas Artes (Brasil), Seleção

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Introdução: O artigo objetiva demonstrar os processos de formação do acervo da Biblioteca da Academia Imperial de Belas Artes (AIBA), analisando a forma como eram realizadas as aquisições e as providências tomadas, caracterizando o que hoje chamaríamos de “política de aquisição de acervo”, pelos dirigentes da AIBA. Objetivo: Evidenciar o papel das Comissões de Professores no processo de seleção do acervo. Metodologia: Centrada na leitura, análise de conteúdo e interpretação de fontes primárias, como ofícios e Relatórios Anuais, datados de 1832 a 1888, enviados pelos dirigentes da AIBA ao Ministro da Educação e Instrução Publica, documentos históricos do arquivo do Museu D. João VI, entre outros. Resultados: Revelam práticas biblioteconômicas sendo realizadas na Biblioteca da AIBA desde o início do século XIX, como a existência de Comissões de Professores que realizavam pareceres sobre as obras a serem incorporadas ao acervo durante o processo de seleção. Conclusões: A “Política de aquisição”, ao que tudo indica, foi bem-sucedida por ter a AIBA investido na aquisição e no incentivo à doação de obras de interesse à formação do artista e ter como selecionadores diretores e secretários, com o apoio de uma Comissão de Professores, formando artistas de renome que representaram a Arte no país.



Resumo Inglês:

Introduction: This article aims to demonstrate the processes of formation of “Biblioteca da Academia Imperial de Belas Artes” (AIBA). We will analyze the way the acquisitions were realized and the actions taken, aiming to characterize what today we would call “policies for collection acquisition”, by the leader of AIBA. Objective: To make evident the role of the Didactic Commissions in the process of collection acquisition. Methodology: Highlighting on the read, analyze of the content and interpretation of primary sources like Annual Reports, of 1832 a 1888, sent by the leader of AIBA to the Secretary of Education and Public Instruction, in the historic documents of the file in the “Museu D. João VI”, among others. Results: Reveals the existence of library science practices being realized in the Library of AIBA since the beginning of the 19th century like was observed the existence of Didactic Commissions that used to realize the opinions of the books and pictures to be part of the collections in the process of acquisition. Conclusions: The “Policies of acquisition”, to all appearances, was well succeed for having the AIBA investing in the acquisition and in the encouraging to donate books and pictures that were interesting to the formation of the artist and have as selectors the directors and secretaries, with the support of one Didactic Commissions, making renowned artists that represented the Art in the country.



Resumo Espanhol:

Introducción: Este artículo tiene el objetivo de mostrar los procesos de formación del acervo de la Biblioteca de la Academia Imperial de Bellas Artes (AIBA), analizando cómo los dirigentes de la AIBA realizaban adquisiciones y tomaban providencias, un proceso equivalente a lo que hoy llamamos Política de Adquisición de Acervo. Objetivo: Poner en evidencia el papel de las Comisiones de Profesores en el proceso de selección del acervo. Metodología: La metodología de estudio para la elaboración de este artículo fue centrada en la lectura, análisis e interpretación de fuentes primarias, tales como oficios e informes anuales enviados por los dirigentes de la AIBA al ministro de Educación e Instrucción Pública entre 1832 y 1888, así como documentos históricos del Museo D. João VI, entre otros. Resultados: Los resultados de este estudio revelan las prácticas de adquisición llevadas a cabo en la Biblioteca de la AIBA desde inicios del siglo XIX y la existencia de comisiones de profesores que, durante el proceso de selección, daban pareceres sobre la adquisición de obras para el acervo. Conclusión: La Política de Adquisiciones, según todos los indicios, fue exitosa porque la AIBA invirtió en la adquisición y en el fomento a la donación de obras de interés para la formación del artista, así como al hecho de que la selección de dichas obras estaba a cargo de directores y secretarios con el apoyo de una comisión de profesores, lo que resultó en la formación de artistas que representaron al arte en el país.