Flores do sertão: mulheres e representação social em A Barragem, de Ignez Mariz

Odisseia

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ISSN: 1983-2435
Editor Chefe: Samuel Anderson de Oliveira Lima e Marcelo da Silva Amorim
Início Publicação: 31/07/2008
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Letras, Área de Estudo: Linguística

Flores do sertão: mulheres e representação social em A Barragem, de Ignez Mariz

Ano: 2018 | Volume: 3 | Número: 2
Autores: Marcelo Medeiros da Silva
Autor Correspondente: M. M. da Silva | [email protected]

Palavras-chave: representação feminina, literatura paraibana, Ignez Mariz

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O presente trabalho volta-se para o estudo do romance A barragem (1937), de Ignez Mariz, a fim de evidenciar a presença feminina em tal obra a partir dos tipos de mulher que circulam na narrativa ao mesmo tempo em que relacionamos autora e obra dentro do cenário literário brasileiro, filiando-as ao regionalismo de 1930, e apontamos o lugar que ambas ocupam no cenário literário paraibano. Para tanto, a partir do método da crítica textual, empreendemos a análise do referido romance, a qual estará também subsidiada nas orientações teórico-críticas de Bueno (2006), Sales (2005), Santos (1994), Rago (2005). Finalizamos o nosso artigo, reiterando o pioneirismo de Ignez Mariz no processo de reflexão sobre a sociedade paraibana, em especial acerca da condição feminina nas primeiras décadas do século XX. 



Resumo Inglês:

This article examines Ignez Mariz’s novel, A Barragem (1937). The article’s objective is to examine the representations of women found in the novel, beginning with the female archetypes circulating the narrative. Furthermore, it aims to ascribe to both the author and her work their position within Brazilian literary regionalism of 1930, and to highlight their place in Paraíba’s literary landscape. Based on the method of textual criticism, we indeed undertake the analysis of this novel subsidized by the theoretical-critical orientations of Bueno (2006), Sales (2005), Santos (1994) and Rago (2005). We hence conclude our article reiterating Ignez Mariz's pioneering spirit, in the process of reflection on the society of Paraíba, specially concerning the feminine condition in the first decades of the twentieth century.