Filosofia da visibilidade: A pintura em Maurice Merleau-Ponty

PERI

Endereço:
Universidade Federal de Santa Catarina, Caixa Postal 476,
Florianópolis / SC
88010-970
Site: http://www.nexos.ufsc.br/index.php/peri
Telefone: (48) 3271-9000
ISSN: 2175-1811
Editor Chefe: Amaro de Oliveira Fleck
Início Publicação: 30/06/2009
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Filosofia

Filosofia da visibilidade: A pintura em Maurice Merleau-Ponty

Ano: 2011 | Volume: 3 | Número: 1
Autores: Amauri Bitencourt
Autor Correspondente: Amauri Bitencourt | [email protected]

Palavras-chave: metafísica contemporânea, ontologia, ser selvagem

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O presente trabalho procura mostrar que o filósofo francês Merleau-Ponty, ao mergulhar no mundo da
pintura, especialmente na de Paul Cézanne, percebeu que o pintor exercia na tela aquilo que ele almejava fazer na filosofia. A maior contribuição desse pintor, para a arte e o pensamento moderno, foi o fato de não se falar mais em totalidades e “verdades absolutas”, pois o mundo está se fazendo continuamente. Ele queria, com isso, pintar a natureza em estado de nascimento. Aproximando filosofia e arte e, mais do que isso, fazer uma filosofia como uma obra de arte, era a idéia de Merleau-Ponty que, nesse sentido, usa a metáfora da pintura, para falar da profundidade do mundo da vida. Profundidade que torna possível falar de uma metafísica contemporânea: que nos permite acessos a “ramos do Ser”. Essa Ontologia da “carne”, do mundo primordial é tratada pelo filósofo como algo semelhante à expressão pictural. Este estudo propõe pensar questões entre o fazer o filosófico e o artístico, bem como mostrar o pensamento merleaupontyano do período em que – especificamente no texto O olho e o Espírito – ele passa a reconhecer a pintura como uma verdadeira linguagem e, por conseqüência, como uma verdadeira filosofia.