FESTA NO BAIRRO: CONTEÚDOS GEOGRÁFICOS?

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ISSN: 2178-0463
Editor Chefe: Fábio de Oliveira Matos
Início Publicação: 01/01/2010
Periodicidade: Mensal
Área de Estudo: Geografia

FESTA NO BAIRRO: CONTEÚDOS GEOGRÁFICOS?

Ano: 2010 | Volume: 1 | Número: 1
Autores: Ilaina Damasceno Pereira
Autor Correspondente: Ilaina Damasceno Pereira | [email protected]

Palavras-chave: festa, bairro, Benfica

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O artigo interpreta os conteúdos geográficos presentes em festas realizadas em bairros metropolitanos, compreendendo-as como expressões da cultura urbana, a fim de demonstrá-las como detentoras de saberes geográficos produzidos no cotidiano. Parte-se do pressuposto que estes são desvalorizados pela escola que ao não utilizar as expressões cotidianas dos educandos dificultam a aprendizagem de conceitos geográficos. Desta forma, o texto sistematiza-se em três partes. Primeiro, destaca-se a geograficidade das festas e os conceitos que podem nelas ser apreendidos, partindo da análise das comemorações pré-carnavalescas no Benfica em Fortaleza- CE. Segundo, defende-se a idéia de que estas representam situações de aprendizagem social. Terceiro, observa- se os saberes geográficos dispersos nas festas pré-carnavalescas, contrapondo-os as definições da educação formal.

Resumo Inglês:

The article interprets the geographic content present in festivals held in metropolitan neighborhoods, understanding them as expressions of urban culture, to show them as having geographic knowledge produced in daily life. It starts from the assumption that they are devalued by the school by not using the students' everyday expressions hinder the learning of geographical concepts. Thus, the text systematized into three parts. First, there is the geography of the parties and concepts that can be seized them, analyzing the pre-carnival celebrations in Benfica, Fortaleza. Second, it defends the idea that they represent situations of social learning. Third, there is the geographical knowledge spread in pre-carnival parties, opposing the definitions of formal education.