Fenomenologia da facticidade da vida religiosa cristã desde o Novo Testamento: mundo, si-mesmo, temporalidade

Revista Brasileira de Filosofia da Religião

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ISSN: 2358-8284
Editor Chefe: CECILIA CINTRA CAVALEIRO DE MACEDO
Início Publicação: 19/09/2014
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Ciências Humanas

Fenomenologia da facticidade da vida religiosa cristã desde o Novo Testamento: mundo, si-mesmo, temporalidade

Ano: 2015 | Volume: 2 | Número: 1
Autores: MARCOS FERNANDES AURÉLIO
Autor Correspondente: AURÉLIO, M. F. | [email protected]

Palavras-chave: fenomenologia. facticidade. cristianis- mo. mundo. si-mesmo. temporalidade.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este artigo propõe uma re exão, desde o pensamento de Heidegger, sobre a fenomenologia da vida religiosa cristã enquanto experiência fática. Primeiramente, o discurso versa sobre a fenomenologia da facticidade da vida. Em segundo lugar, expõe três descobertas hauridas a partir de uma leitura fenomenológica do Novo Testamento, es- pecialmente, de Paulo. A primeira é a de que o mundo, nestes textos, é compreendido em referência ao viver hu- mano fático, e não em sentido cósmico. A segunda é a de que, na vida fática cristã, a experiência da mundanidade se aguça na direção do mundo-próprio, o mundo do si- -mesmo. A terceira é a de que, na vida religiosa cristã, acontece uma transformação da compreensão do tempo, de tempo vulgar, cosmológico, para o tempo existencial, vivido na dinâmica da existência e de suas decisões.



Resumo Inglês:

This article proposes a re ection, since the thought of Heidegger, on the phenomenology of Christian religious life as facticial experience. First, the speech focuses on the phenomenology of the facticity of life. Second, it ex- poses three discoveries achieved from a phenomenolo- gical reading of the New Testament, especially of Paul. The rst is that the world, in these texts, is understood in reference to the facticial human life, not in the cosmic sense. The second is that, in the Christian facticial life, the experience of the worldliness sharpens toward the own-world, the world of the self.The third is that, in the Christian religious life, happens a transformation of the understanding of the time, from ordinary time, cosmolo- gical time, into the existential time, lived in the dynamics of the existence and its decisions.