A família como convenção da representação dos imigrantes nos monumentos das cidades do ABC

Lumina

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ISSN: 19814070
Editor Chefe: Gabriela Borges Martins Caravela
Início Publicação: 31/05/2007
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Comunicação

A família como convenção da representação dos imigrantes nos monumentos das cidades do ABC

Ano: 2023 | Volume: 17 | Número: 3
Autores: Bruna Serafim Moura, João Batista Freitas Cardoso
Autor Correspondente: Bruna Serafim Moura | [email protected]

Palavras-chave: Comunicação, Monumento público, Semiótica, Memória, Imigrante

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

As cidades são compostas por memórias e histórias que representam os cidadãos que nela habitam. Os monumentos públicos são uma das formas de fazer essa representação, simbolizando a cultura regional, gerando sentido e identidade ao espaço urbano e à comunidade local. Têm a função de evocar o passado e preservar a memória, determinada por interesses políticos, econômicos e culturais. Neste sentido, o artigo visa discutir as formas de representações do monumento ao migrante, temática comum na construção de estátuas ao redor do mundo. O texto, primeiramente, define o monumento público com base nos estudos de memória. Posteriormente, por meio de um levantamento iconográfico e análise semiótica, contextualiza a representação da família nos monumentos ao imigrante. Com resultados baseados na amostra iconográfica e análise semiótica, foi possível apontar que a maioria das estátuas que referenciam imigrantes é representada pela família, composta por pai, mãe e filho. Essas figuras buscam exaltar o trabalho e a esperança em novos horizontes. Também se identificou hábitos de gênero na maioria das representações, em que as mulheres são comumente relacionadas às atividades domésticas e cuidados com os filhos enquanto os homens são associados ao trabalho.



Resumo Inglês:

Cities are made up of memories and stories that represent the citizens who live there. Public monuments are one of the ways to make this representation, symbolizing regional culture, generating meaning and identity for urban space and the local community. They have the function of evoking the past and preserving memory, which is determined by political, economic and cultural interests. This article aims to discuss the forms of representation of the monument to the migrant, a common theme in the construction of statues around the world. The text, firstly, defines the public monument based on memory studies. Subsequently, through an iconographic sample and semiotic analysis, it contextualizes the representation of the family in monuments to the immigrant. With results based on the iconographic sample and semiotic analysis, it was possible to point out that the majority of statues that reference immigrants are represented by the family, composed of a father, mother and son. These figures aim to exalt work and hope for new horizons. Gender habits were also identified in most representations, in which women are commonly associated with domestic activities and childcare while men are associated with work.