As fabulações da indústria cultural e as interações com o poder

Conexão

Endereço:
Rua Francisco Getúlio Vargas, 1130, Bairro Petrópolis
Caxias do Sul / RS
95070-560
Site: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao
Telefone: (54) 9172-2807
ISSN: 16770943
Editor Chefe: Marlene Branca Sólio
Início Publicação: 30/06/2002
Periodicidade: Semestral

As fabulações da indústria cultural e as interações com o poder

Ano: 2004 | Volume: 3 | Número: 6

Palavras-chave: cinema, informação, meios de comunicação, política, pensamento crítico.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

As ebulições da sociedade adquirem corpo por meio das
diversas formas e manifestações, desde revoluções político-ideológicas até
protestos pacíficos das vanguardas artísticas e culturais. Mais
recentemente, os atentados terroristas têm desnorteado governos e
populações pela falta de receitas convencionais para tratar do fenômeno.
O interesse aqui reside na força poética da denúncia, que se expressa
pelo cinema. O cinema é um forte determinante na construção dos
imaginários individual e coletivo. Os filmes evocam a memória pública
e põem nossos desejos pessoais em relação com as aspirações sociais. Os
filmes são capazes de modificar nossas posições, balançar nossas crenças,
criar a polêmica que tem como virtude, além de manter a alta bilheteria
do bem cultural, ativar o pensamento crítico, acessando realidades e
dados diversos.Aí um caráter importante do uso de um poderoso meio
de informação e entretenimento para fins políticos, caracterizando a pós-modernidade nos novos modos de teorização e apresentação de
trabalhos híbridos de arte e política; novos modos de produção, consumo
e circulação de bens simbólicos; novas experiências cotidianas de
diferentes grupos em busca de informações, identificações que
desassossegam o estado de acomodação das coisas.



Resumo Inglês:

The society ebullitions acquire body, through the diverse forms
and manifestations, since politician-ideological revolutions until pacific
protests of the artistic and cultural vanguards. Recently, the terrorist
attempted have bewildered governments and populations for the
conventional prescriptions to deal with the phenomenon.The interest
inhabits in the denunciation’s poetical force that expresses oneself
through the cinema.The cinema is a determinative fort in the individual
imaginary construction of and the collective one.The films are capable
to modify our positions, to balance our beliefs, to create the controversy
that has as virtue, besides keeping the high ticket office of the cultural
good, to activate the critical thought, having access diverse realities and
data. From there an important character of the entertainment and
information half powerful use to purpose politicians, characterizing postmodernity in the new ways of theorization and presentation of art and
politics; hybrid works; new ways at symbolic goods’ circulation,
consumption and production; new different groups’ daily experiences
in search of information, identification that disquiet of the things’
settlement state.