A Fabricação do Patrimônio Cultural. The Making of Cultural Heritage.

Fronteiras

Endereço:
Área Rural - Rodovia SC 484 - Km 02, Fronteira Sul - Fronteira Sul - Área Rural de Chapecó
Chapecó / SC
89815-899
Site: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/FRCH/index
Telefone: (49) 2049-3128
ISSN: 2238-9717
Editor Chefe: Samira Peruchi Moretto
Início Publicação: 02/05/1990
Periodicidade: Bianual
Área de Estudo: História

A Fabricação do Patrimônio Cultural. The Making of Cultural Heritage.

Ano: 2018 | Volume: 1 | Número: 32
Autores: N. Heinich
Autor Correspondente: D. F. Machado, F. C. Sossai | [email protected]

Palavras-chave: Sociologia das Artes; Patrimônio Cultural, Preservação, Valores Culturais, Função Patrimonial.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Como um artefato adentra o conjunto do patrimônio cultural nacional? A resposta a essa questão oferece uma compreensão pragmática das razões pelas quais a expansão dos conjuntos patrimoniais nacionais tem sido tão difundida, geração após geração e especialmente durante a última. Por certo, há também razões “sociais” ou “culturais” mais gerais para tal fenômeno mundial: várias explicações já foram propostas por filósofos, historiadores, sociólogos e antropólogos. No entanto, não se deve subestimar os efeitos das técnicas inventariais e dos métodos de descrição utilizados pelos especialistas do patrimônio, na medida em que tendem a elevar o nível de precisão e de especialização, expandindo os critérios e aumentando o número de artefatos que integram seu conjunto. Um estudo aprofundado desses critérios vigentes, por meio de uma pesquisa realizada de acordo com o que hoje é chamado na França de “sociologia pragmática”, nos permite uma compreensão mais aprofundada daquilo que define o patrimônio cultural e os valores efetivos nos quais ele se baseia: isso é, a axiologia do patrimônio cultural. Mudar do “por que” para o “como” abre, assim, uma visão renovada dos significados do patrimônio cultural.



Resumo Inglês:

How does an artefact enter the corpus of national cultural heritage? The answer to this question offers a pragmatic understanding of the reasons why the expansion of national corpuses has been so widespread, generation after generation and especially during the last one. Of course, there are also more general “societal” or “cultural” reasons for such a worldwide phenomenon: a number of explanations have already been proposed by philosophers, historians, sociologists, anthropologists. However, one should not underestimate the effects of the inventorial techniques and methods of description used by the specialists of heritage, in that they tend to elevate the level of precision and of specialisation, hence to enlarge the criteria and to increase the number of artefacts worth entering their corpus. A close study of these actual criteria, through a survey conducted according to what is now called “pragmatic sociology” in France, allows us a deeper understanding of what defines cultural heritage, and of the effective values on which it relies: that is, the axiology of cultural heritage. Switching from “why” to “how” thus opens up for renewed insight into the meanings of cultural heritage.