Experiências em arte/educação no espaço urbano: entre o Divisor (1968) e os Domingos da Criação (1971)

Revista Apotheke

Endereço:
Avenida Madre Benvenuta 2007 - Santa Mônica
Florianópolis / SC
88035-901
Site: https://www.revistas.udesc.br/index.php/apotheke/issue/view/815
Telefone: (48) 3321-8000
ISSN: 2447-1267
Editor Chefe: Jociele Lampert
Início Publicação: 31/12/2015
Periodicidade: Semestral

Experiências em arte/educação no espaço urbano: entre o Divisor (1968) e os Domingos da Criação (1971)

Ano: 2021 | Volume: 7 | Número: 2
Autores: Guilherme Susin Sirtoli, Giulianna Picolo Bertinetti
Autor Correspondente: Guilherme Susin Sirtoli | [email protected]

Palavras-chave: arte, educação, sensível, experiência, cidade

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Neste trabalho, discute-se a experimentação em arte/educação enquanto possibilidade de experiências formadoras na construção de um cotidiano sensível. Em uma contemporaneidade, permeada por um número exorbitante de relações anestésicas e uma crise dos sentidos (DUARTE JÚNIOR, 2000), o contato com o outro torna-se cada vez mais distante. A arte surge enquanto possibilidade de experiências sem início e fim delimitados, através da prática experimental (DEWEY, 2010). Considerando a arte enquanto meio de integrar o sujeito para com o espaço da cidade, retomamos a memória da proposição coletiva ‘Divisor’ (1968), da artista brasileira Lygia Pape, e as experiências poético/educativas propostas pelos ‘Domingos da Criação’, organizados e desenvolvidos por Frederico de Moraes nos jardins do MAM Rio em 1971. Tais produções são marcadas pela construção de novas relações capazes de potencializar a experiência na cidade por meio da criação artística, visto que a arte não é descolada da vida, mas faz parte e atua diretamente na mesma, aos moldes deweyneanos. As proposições, desenvolvidas no período contracultural brasileiro,, vão de encontro à necessidade constante de uma vivência consciente da forma com que habitamos o espaço cidade, modificando as relações com o espaço urbano, visto que arte e vida não estão separadas.



Resumo Inglês:

In this work, experimentation in art/education is discussed as a possibility of formative experiences in the construction of a sensitive daily life. In contemporary times, permeated by an exorbitant number of anesthetic relationships and a crisis of the senses (DUARTE JÚNIOR, 2000), contact with the other becomes increasingly distant. Art emerges as a possibility of experiences without a delimited beginning and end, through experimental practice (DEWEY,2010). Considering art as a mean of integrating the subject into the city’s space, we retake the memory of the collective proposition Divisor (1968), by the Brazilian artist Lygia Pape, and the poetic/educational experiences proposed by Domingos da Criação, organized and developed by Frederico Morais in the gardens of MAM Rio in 1971. Such productions are marked by the construction of new relationships capable of enhancing the experience in the city through artistic creation, since art is not detached from life, but part and it acts directly on it, in the deweynean molds. The propositions, developed in the Brazilian countercultural period, meet the constant need for a conscious experience of the way we inhabit the city space, modifying the relationships with the urban space, since art and life are not separated.