Experiência Estética para uma Aprendizagem Inventiva: notas sobre a acessibilidade de pessoas cegas a museus

Informática na Educação

Endereço:
Av. Paulo Gama, 110 Prédio 12105 3º andar - Sala 338
Porto Alegre / RS
0
Site: http://www.pgie.ufrgs.br/revista
Telefone: (51) 3308-4204
ISSN: 1516084X
Editor Chefe: Margarete Axt
Início Publicação: 28/02/1998
Periodicidade: Semestral

Experiência Estética para uma Aprendizagem Inventiva: notas sobre a acessibilidade de pessoas cegas a museus

Ano: 2010 | Volume: 13 | Número: 2
Autores: Virgínia Kastrup
Autor Correspondente: Virgínia Kastrup | [email protected]

Palavras-chave: Experiência estética, Aprendizagem inventiva, Deficiência Visual, Acessibilidade, Museus

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O objetivo deste texto é discutir a natureza da experiência
estética e seu papel na cognição inventiva, examinando sua
relação com a atenção e seus efeitos sobre a aprendizagem.
Na primeira parte analisa o conceito de experiência estética
em John Dewey (1950/1980), questiona a separação entre
o que habitualmente chamamos de percepção estética e de
prática artística e aponta que ambas são capazes de acionar
processos de aprendizagem inventiva (Kastrup, 2007a). É
também examinada a noção de aprendizagem por cultivo
(DEPRAZ, VARELA; VERMERSCH, 2003). O texto traz ainda
alguns resultados de uma pesquisa de campo realizada na
oficina de cerâmica do Instituto Benjamin Constant, no Rio
de Janeiro, que teve como objetivo investigar o funcionamento
da atenção durante processos de criação em pessoas
com deficiência visual. Estudando pessoas cegas e com
baixa visão na prática com a cerâmica, a pesquisa verifica
os efeitos de transformação de si e de produção de subjetividade
que as práticas artísticas comportam. Por este
caminho, o texto traz elementos para a discussão sobre
a questão da acessibilidade para pessoas com deficiência
visual em museus.



Resumo Inglês:

The objective of this text is to discuss the nature of the aesthetic
experience and its role on inventive cognition, studying
its relationship with the attention and its effects on
learning. In the first part, this text analyses the concept of
aesthetic experience in John Dewey (1950/1980). It questions
the separation between what we usually call aesthetic
perception and artistic practice, and he points out that both
are able to set off processes of inventive learning (Kastrup,
2007a). It also analyses the notion of learning by cultivation
(DEPRAZ, VARELA; VERMERSCH, 2003). The text puts
forward some results from a field research carried out in a
pottery workshop at the Benjamin Constant Institute, in Rio
de Janeiro. Its objective was to investigate the functioning
of the attention during processes of creation in people with
visual disability. Studying blind people and people with low
vision practicing pottery, the research verifies the effects
of the transformation of oneself and the production of subjectivity
that the artistic practices include. In this way, the
text offers elements on the discussion about accessibility
for people with vision disability to the museums.