A EXPERIÊNCIA DA INTERAÇÃO E O DESIGN DE INTERFACES: SEMIÓTICA E METACOMUNICAÇÃO NOS DIGITAL AUDIO WORKSTATIONS

CASA: Cadernos de Semiótica Aplicada

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ISSN: 1679-3404
Editor Chefe: Jean Cristtus Portela
Início Publicação: 30/06/2003
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Linguística

A EXPERIÊNCIA DA INTERAÇÃO E O DESIGN DE INTERFACES: SEMIÓTICA E METACOMUNICAÇÃO NOS DIGITAL AUDIO WORKSTATIONS

Ano: 2016 | Volume: 14 | Número: 1
Autores: Cardoso, Ana Maria Pereira; Rodrigues, Rodrigo Fonseca e
Autor Correspondente: Rodrigues, Rodrigo Fonseca e | [email protected]

Palavras-chave: design de interação, interfaces digitais, metacomunicação, experiência do usuário, Digital Audio Workstation

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O artigo levanta alguns problemas relacionados à concepção de interfaces para os Digital Audio Workstations (DAWs). A abordagem teórica utiliza os conceitos de semiose e das três fases da experiência da Semiótica peirceana. A tese da metacomunicação, apresentada pela Engenharia Semiótica, também é estudada e se refere à singularidade do diálogo entre designers e usuários. Como consequência, diferentes estratégias de comunicação são requeridas, levando-se em conta que tal conversação não ocorre num tempo sincrônico. Os DAWs Sonar (CakeWalk, 2010) e o GarageBand (Apple, 2013) foram eleitos como corpus empírico porque seus projetos almejam balancear a performance do sistema com as habilidades mnemônicas e intuitivas sob diferentes arquétipos culturais, técnicos e afetivos de seus potenciais utilizadores: pessoas com expectativas singulares diante de um dispositivo de gravação sonora. Acredita-se que as concepções do design, além de perseguirem novas funcionalidades, poderiam procurar oferecer aos usuários dos DAWs possibilidades de exploração do sistema a partir de suas próprias performances regulares. Desse modo, o compositor seria convidado a repensar seus métodos de criação musical e suas singularidades insuspeitadas de escuta.