A exortação da guerra – o ideal da cruzada aos infiéis e as conquistas marítimas portuguesas

Revista Navigator

Endereço:
Praça Barão de Ladário, s/n, Ilha das Cobras, Seviço de Documentação da Marinha
Rio de Janeiro / RJ
Site: http://www.revistanavigator.com.br
Telefone: (21) 21046852
ISSN: 1001248
Editor Chefe: [email protected]
Início Publicação: 31/05/2005
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: História

A exortação da guerra – o ideal da cruzada aos infiéis e as conquistas marítimas portuguesas

Ano: 2011 | Volume: 7 | Número: 13
Autores: Lenora Pinto Mendes
Autor Correspondente: Lenora Pinto Mendes | [email protected]

Palavras-chave: Guerra, conquistas, teatro

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Em finais do século XV, ao voltar seus olhos
para o mar, Portugal se transformou na primeira
nação europeia a dominar o “mar oceano”.
Os feitos marítimos portugueses ao longo do
século XVI descortinaram um mundo até então
desconhecido para os europeus. A conquista
de novas terras e o comércio com o Oriente
trouxe para o Reino português riquezas sem
fim além do exotismo do mundo oriental que
pode ser observado através das crônicas, nas
vestimentas e festas da Corte e na arquitetura
através do estilo manuelino. O teatro de corte
português, com seu principal dramaturgo,
Gil Vicente, vai se desenvolver funcionando
como elemento propagandístico do monarca
para a exaltação dos feitos portugueses no
além-mar perante seus súditos. Paradoxalmente,
o discurso oficial, que permeia todo
esse processo é o do ideal medieval da cruzada
para a conversão dos infiéis ao cristianismo.



Resumo Inglês:

In the late fifteenth century Portugal turned
their eyes to the sea and became the first
European nation to dominate the “ocean.” The
Portuguese seafarers’ feat during the sixteenth
century opens up a world hitherto unknown to
Europeans. The conquest of new lands and the
trade with the East brought to the Portuguese
kingdom endless riches beyond the exotic
eastern world that can be observed through
the chronicles, in the garments and parties
organized by the court and in architecture
through the Manueline. The Portuguese court
theater, with its leading playwright - Gil Vicente,
will colaborate with this process working
as propaganda for the exaltation of the king
and kingdom and the feat of the Portuguese
overseas. Paradoxically, the official discourse
that permeates this whole process is that of
the medieval ideal of the crusade to convert the
infidels to Christianity.