EXAME PAPANICOLAOU: UM ESTUDO ETNOGEOGRÁFICO DAS REPRESENTAÇÕES DE UM GRUPO DE MULHERES EM XONIM DE BAIXO, GV- MG

Revista Da Universidade Vale Do Rio Verde

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Início Publicação: 01/02/1998
Periodicidade: Semestral

EXAME PAPANICOLAOU: UM ESTUDO ETNOGEOGRÁFICO DAS REPRESENTAÇÕES DE UM GRUPO DE MULHERES EM XONIM DE BAIXO, GV- MG

Ano: 2011 | Volume: 9 | Número: 2
Autores: Vanessa Loyola LOPES, Maria Aparecida SÁ XAVIER
Autor Correspondente: Maria Aparecida SÁ XAVIER | [email protected]

Palavras-chave: representação, exame papanicolaou, corpo feminino, etnogeografia, socioespacialidade.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

As representações simbólicas são forma de conhecimento socialmente elaborado, neste sentido, esta
pesquisa procurou analisar as representações de um grupo de mulheres de Xonim de Baixo, em relação à prevenção,
tratamento e cura do câncer de colo de útero. Sabe-se que este câncer tem altas taxas de morbimortalidade, e o desafio é
a não adesão das mulheres ao exame Papanicolaou. A pesquisa propôs compreender como, por quais motivos, e quais as
representações desse exame para um grupo de mulheres. As representações do corpo feminino e do processo
saúde/doença foram questões secundárias analisadas. O método etnogeográfico foi utilizado, a fim de privilegiar a
socioespacialidade contextualizada na historicidade e subjetividade do grupo. Nas representações simbólicas de
saúde/doença/cura, foi identificada grande distância entre as categorias do saber biomédico e as categorias dos saber
local. Observou-se forte resistência ao saber biomédico, no momento em que esta mulher percebe-se invadida em seu
território primeiro, seu corpo. Diante de tal situação, estas mulheres escolhem a forma de buscar por saúde pautada na
questão da fé e da tradição, e portando legitimado através do uso de plantas com fins medicinais e universo mágicoreligioso.
Como desmembramento do estudo, foram analisados os fatores que dificultam o acesso ao preventivo, como o
acesso ao médico, vergonha de expor o corpo, e relação de cotidianidade face a face exposto na fofoca como
controlador social. Apenas quando os programas de políticas públicas observarem os saberes locais e sua
socioespacialidade, expressa na territorialidade, poder-se-á pensar num serviço de saúde com efetividade.



Resumo Inglês:

The symbolic representations are socially elaborated form of knowledge in this sense, this research
sought to examine the representations of a group of women Xonim Low in relation to prevention, treatment and cure of
cancer of the cervix. It is known that this cancer has high rates of morbidity and mortality, and the challenge is
noncompliance of women to the Pap smear. The proposed research to understand how, for what reasons and what are
the representations of this exam for a group of women. The representations of the female body and the health / disease
issues were considered secondary. Ethnogeography The method was used in order to focus on socio-contextualized in
the historicity and subjectivity of the group. In symbolic representations of health / disease / cure was identified large
distance between the categories of biomedical knowledge and the categories of local knowledge. There was strong
resistance to biomedical knowledge, the moment you realize this woman invaded their territory in the first, his body.
Faced with this situation, these women choose how to check for health ruled on the issue of faith and tradition, and
carrying through the legitimate use of plants for medicinal and religious-magical universe. How to break up the study
analyzes the factors that hinder access to prevention, such as access to medical shame of exposing the body, and
relationship of daily life in the face exposed in the gossip as social control. Only when the public policy programs to
observe their local knowledge and socio-expressed in territoriality, it may be thought in a health effectively.