Estudo do Uso de Técnicas de Inteligência Artificial em Jogos 2D

Revista Eletrônica Teccen

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ISSN: 19840993
Editor Chefe: Margareth Maria Queiroz de Carvalho
Início Publicação: 31/12/2007
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Ciências Agrárias, Área de Estudo: Ciências Exatas, Área de Estudo: Engenharias

Estudo do Uso de Técnicas de Inteligência Artificial em Jogos 2D

Ano: 2012 | Volume: 5 | Número: 1
Autores: Soraia Teixeira Barbosa, Janaína Veiga, Carlos Vitor de Alencar Carvalho.
Autor Correspondente: Soraia Teixeira Barbosa | [email protected]

Palavras-chave: Máquina de estados finita. Sistema baseado em regras. Inteligência Artificial. Jogos.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

A Inteligência Artificial (IA) serve como um recurso para promover uma interação mais “convincente” nos jogos, sendo, em jogos mais complexos, um elemento chave. A IA pode ser encontrada em todos os tipos de jogos, desde os mais simples, como damas e xadrez, até os mais complexos, como RPGs online e simuladores. Com a vinda de empresas de jogos eletrônicos para o Brasil, novas oportunidades vem surgindo para os interessados no desenvolvimento de jogos e com isso o número de estudantes interessados no assunto aumentou consideravelmente. Neste artigo será apresentado um estudo sobre sistemas especialistas aplicados em jogos, tomando como exemplo um sistema de batalhas em um jogo de RPG. Todo o código desenvolvido está disponibilizado em um endereço eletrônico para servir como objeto de estudo para estudantes da área, professores e pessoas em busca de conhecimento sobre o assunto.



Resumo Inglês:

Artificial Intelligence (AI) works as a resource responsible to promote a more convincing interaction in games, as it is a key element in more complex games. The AI can be found in all types of games, from the simplest like checkers and chess to the most complex, such as role playing games and simulators. With the coming of electronic gaming companies in Brazil, new opportunities are emerging for those interested in game development and, therefore, the number of students interested in the subject has increased considerably. In this article, it will be quoted an artificial intelligence algorithm to be demonstrated through the battle simulator developed for this purpose. All code developed is made available in an electronic address to serve as an object of study area for students, teachers and people in search of knowledge on the subject.