ESTADO NUTRICIONAL E CONSUMO ALIMENTAR DE PACIENTES PORTADORAS DE SÍNDROME DE OVÁRIOS POLICÍSTICOS.

Reme-Revista Mineira de Enfermagem

Endereço:
Av. Prof. Alfredo Balena, 190 - Escola de Enfermagem - Sala 104, Bloco Norte
Belo Horizonte / MG
30130-100
Site: http://www.enf.ufmg.br
Telefone: (31)3409-9876
ISSN: 1415-2762
Editor Chefe: Adelaide de Mattia Rocha
Início Publicação: 30/11/1997
Periodicidade: Trimestral
Área de Estudo: Enfermagem

ESTADO NUTRICIONAL E CONSUMO ALIMENTAR DE PACIENTES PORTADORAS DE SÍNDROME DE OVÁRIOS POLICÍSTICOS.

Ano: 2012 | Volume: 16 | Número: 2
Autores: Cláudia Fernanda dos Santos Calixto, Thaís de Mérici Domingues e Paula, Ana Lúcia Cândido, Ana Maria dos Santos Rodrigues, Luana Caroline dos Santos, Adaliene Versiani Matos Ferreira
Autor Correspondente: Adaliene Versiani Matos Ferreira | [email protected]

Palavras-chave: Palavras-chave: Síndrome de Ovários Policísticos; Resistência à Insulina; Estado Nutricional; Consumo de Alimentos.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O objetivo com esta pesquisa foi caracterizar o estado nutricional e o consumo alimentar de pacientes com síndrome de ovários policísticos (SOPC). Trata-se de estudo transversal realizado com portadoras de SOPC atendidas pela Equipe de Nutrição em serviço de atenção secundária à saúde. Foram obtidas informações sociodemográficas e perfil de saúde, medidas antropométricas, dados bioquímicos e do consumo alimentar. Participaram do estudo 54 mulheres, com média de 31,31± 5,76 anos, sendo 63% classificadas com algum grau de obesidade, 74,1% com risco cardiovascular segundo a razão cintura-quadril e 90,8% com circunferência de cintura aumentada. Houve correlação positiva entre a resistência insulina, mensurada pelo índice HOMA-IR, e índice de massa corporal (r=0,729; p=0,028). Além disso, houve elevada prevalência de consumo insuficiente de calorias (73,6%), carboidratos (54,7%) e micronutrientes (cálcio – 96,2%; ferro – 98,1%), contrastando com 71,7% de ingestão excessiva de lipídeos. Não houve associação entre estado nutricional, parâmetros bioquímicos e consumo alimentar (p>0,05). Concluiu-se que pacientes diagnosticadas com SOPC apresentam alta prevalência de obesidade e inadequações nutricionais, denotando importância de medidas de intervenção nutricional como parte do tratamento não farmacológico.