Estética urbana: uma análise através das ideias de ordem, estímulo visual, valor histórico e familiaridade

Ambiente Construido

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ISSN: 16788621
Editor Chefe: [email protected]
Início Publicação: 31/05/1997
Periodicidade: Trimestral
Área de Estudo: Engenharia civil

Estética urbana: uma análise através das ideias de ordem, estímulo visual, valor histórico e familiaridade

Ano: 2011 | Volume: 11 | Número: 4
Autores: A. T. L. Reis, C. D. Biavatti, M. L. Pereira
Autor Correspondente: A. T. L. Reis | [email protected]

Palavras-chave: ESTÉTICA URBANA, ORDEM, ESTÍMULO VISUAL, VALOR HISTÓRICO

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este artigo examina a dicotomia entre a abordagem da estética filosófica e a da estética empírica, assim como os impactos da estética formal e da estética simbólica, a partir das respostas de usuários do espaço urbano de Porto Alegre. São investigados os impactos estéticos causados por cenas urbanas com diferentes níveis de ordem e estímulo visual, com e sem valor histórico, e com diferentes níveis de familiaridade. É também examinada a existência ou não de diferenças entre as respostas estéticas de arquitetos, não arquitetos com curso superior e pessoas com o primeiro ou segundo grau. Ainda, são identificadas as razões para as avaliações realizadas por esses três grupos. Os principais resultados evidenciam o potencial da estética empírica em explicar as avaliações estéticas e revelam o impacto positivo e preponderante da ideia de ordem e estímulo visual em tais avaliações.



Resumo Inglês:

This paper examines the dichotomy between the philosophical and the empirical aesthetics approaches, as well as the impact of formal and symbolic aesthetics, considering the responses from users of the urban area of Porto Alegre. The aesthetic impacts caused by urban scenes with different levels of order and visual stimuli, with and without historical value and with different levels of familiarity are investigated. The existence of differences between the aesthetic responses of architects, non-architects college graduates and non college graduates is also examined. Still, the reasons for the assessments conducted by these three groups are identified. The main results show the potential of empirical aesthetics to explain aesthetic evaluations, and reveal the dominant and positive impact of the idea of order and visual stimuli in such evaluations.