Espacialidades inquietas: SobreVivo, trajetórias de uma criação enegrecida

Urdimento

Endereço:
Avenida Madre Benvenuta - 1907 - Santa Mônica
Florianópolis / SC
88035-901
Site: http://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/index
Telefone: (48) 3664-8353
ISSN: 1414.5731
Editor Chefe: Vera Regina Martins Collaço
Início Publicação: 01/08/1997
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes, Área de Estudo: Artes

Espacialidades inquietas: SobreVivo, trajetórias de uma criação enegrecida

Ano: 2020 | Volume: 2 | Número: 38
Autores: Patricia Fagundes, Sandino Rafael Rosa
Autor Correspondente: Patricia Fagundes | [email protected]

Palavras-chave: Teatro, antirracismo, negritude, festividade, espacialidades

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O artigo reflete sobre o processo de criação de SobreVivo - Antes que o baile acabe, a partir das dinâmicas de composição espacial da montagem, considerando seus aspectos estéticos, éticos, poéticos, políticos e sociais. O espetáculo desenvolve temáticas étnico-raciais em uma abordagem antirracista que busca construir um espaço enegrecido da cena, tendo como referenciais manifestações culturais do povo negro, como funk, slam, samba e religiosidades de matriz africana, assim como noções afrocentradas, como a escrevivência e o quilombismo. A dramaturgia foi desenvolvida colaborativamente pela equipe, por meio de narrativas biográficas que evocam suas experiências em relação à negritude e ao racismo. Compõe-se uma cena simultaneamente crítica e festiva, que questiona as localizações sociais dos próprios espectadores.



Resumo Inglês:

The paper reflects on the creative process of SobreVivo - Antes que o baile acabe, focusing on the dynamics of the spatial composition of the performance, considering its aesthetic, ethical, poetic, political and social aspects. The play addresses ethnical-racial themes through an anti-racist approach that seeks to build a blackened space, supported by black people cultural manifestations, such as funk, slam, samba and African-based religiosity, as well as African-centered notions, such as escrevivência and quilombism. The dramaturgy was devised by the group through biographical narratives evoking their experiences in terms of blackness and racism. The scene conceived is both critical and festive, questioning the social positions of the viewers.